Star Wars Jedi: Survivor, desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela Eletronic Arts, aborda a jornada de Cal Kestis, englobando os eventos após uma passagem de 5 anos desde Jedi: Fallen Order. Após uma estreia polêmica e reparos pela EA, vale a pena jogar?

A galáxia está tomada pela escuridão e Kestis terá que enfrentar diversas ameaças, algumas, até então, desconhecidas. Como um Cavaleiro Jedi, provará o quanto está disposto a proteger aqueles que ama e o legado da Ordem Jedi. Kestis agora mais maduro, está determinado e focado no objetivo final.

Cal Kestis está sozinho e sua luta contra o Império, cada vez mais intensa. Mesmo interferindo nos avanços do Império, Kestis não tem controle total sobre a situação e tudo está mais obscuro. É o momento em que percebemos que Kestis necessita de uma nova abordagem.

A história de Survivor entrega uma série de reviravoltas, com momentos engraçados e sentimentos profundos como o de amizade. Cal não terá apenas a ajuda de velhos amigos, com uma liberdade maior nesta nova versão do game. Jogos com uma espécie de mundo aberto ou parcialmente abertos costumam ficar perdidos entre as cenas cinematográficas e Survivor tenta escapar dessa armadilha. O que temos é um progresso entre as cenas, com personagens e desafios surgindo a todo momento, transformando tais mudanças de forma satisfatória.

Star Wars Jedi: Survivor - O retorno da força - Review PC

Jornada de Kestis

Survivor, além de uma excelente abordagem em sua jogabilidade é um jogo que foca na acessibilidade. Dos novatos, aos jogadores mais hardcore, os cinco níveis de dificuldade garantem um equilíbrio preciso e importante.

Uma dica: o jogo merece sua atenção. Não corra. Aprecie o cenário e seus elementos. Principalmente, escute os diálogos com atenção, muitos tem fatores importantes, enquanto outros surtiram momentos de riso em meu rosto.

Certamente você encontrará uma série de situações aleatórias através da viagem de Kestis, além de novas mecânicas, aumentando a curiosidade e suas horas de gameplay. Uma delas é excelente e está associada a personagens que encontramos ao redor do mapa, os quais entregam elementos que escutaram, indicando localizações que devemos entrar, sem ligação com a missão principal. Além dessa novidade, as chamadas “fissuras”, fornecem o acesso a um plano diferente, onde obrigatoriamente resolvemos desafios, com a chance de obter recompensas.

Para ajudar em nossa exploração, além da chance de ir caminhando, o jogo tem a opção de utilizar certas montarias, com animais diversos que ajudam em certos trechos do ambiente, como locais com lama ou momentos de chuva, agilizando nossa locomoção. Nesse momento, percebemos que o game possui um design de nível superior, com atalhos de sobra e o mundo todo interconectado.

jedi survivor 2

O poder da tecnologia

O game, desenvolvido sob a tecnologia Unreal Engine 5, obteve um avanço gráfico e tecnológico impressionantes. A captura de movimentos faciais resultou em um nível impressionante de realismo, não menciono apenas o personagem principal, Kestis está ótimo, mas diversos outros que surgem durante nossa caminhada. Greez, por exemplo, fala de uma forma característica e suas expressões faciais são sutis.

O rosto amadurecido de Kestis, agora possui cicatrizes, barba rala e corte de cabelo que possui um movimento sutil e esforço em sua implementação. Você encontrará diversas modificações para o visual de Kestis com mais de 10 estilos de cabelo, além de barbas, camisas, calças…

Na abordagem gráfica, o avanço de tecnologia mencionado acima e os consoles de atual geração, proporcionaram a equipe de desenvolvedores uma liberdade maior para ousar, observado em vários detalhes do jogo. Desde animações, até polimentos, todos se encaixam com perfeição.

jedi survivor 3

Momento do combate

A fluidez do combate me encantou, com ações mais variadas e novos “ares” para o combate com Kestis. Os inimigos estão mais ágeis, esquivando e movendo-se com maior precisão, muitas vezes chegando a imobilizar Kestis, tornando a vida dos jogadores mais complicadas. Certamente a associação do uso da Força, além do próprio sabre e armas ajuda e muito.

O fato de Kestis ser um Cavaleiro Jedi ajuda e muito no sistema de progressão e suas habilidades novas associadas. Não ocorre um sistema apenas de aprimoramento e repetição anteriores existentes em Fallen Order, existe o senso de inovação. Kestis está evidentemente mais poderoso. Sua postura em combate, sua resistência e saúde estão elevados, ao mesmo tempo que muitas de suas habilidades atuais são excelentes para combates contra diversos inimigos ao mesmo tempo. O ataque forte de Kestis bloqueia e contra ataca ataques recebidos com maestria. O sistema de esquiva, evitando um dano maior é orgânico, não comprometendo sua movimentação e retaliação em formato de golpe.

Entre as habilidades mais impressionantes, é a capacidade de controlar inimigos, utilizando tais inimigos para realizar certas ações, seja no sistema de defesa ou ataque. O poder surge em momentos de diálogos em que será necessário que você tome uma decisão, fique atento para não perdê-los.

jedi survivor 4

Posturas e experiência

As posturas de Kestis estão associadas as árvores de habilidades, assim como sua Força, empregando um excelente desempenho e performance em ataques maiores. A associação de ambos recursos de habilidades torna o combate polido e merecedor de destaque.

Os diferentes tipos de sabre de luz tem um estilo próprio e afetam também a postura de combate de Kestis. As opções são: de apenas um sabre, dois sabres juntos, um enorme e outros mais. Além disso, o personagem também tem acesso aos blasters.

O ganho de experiência proporciona uma subida de nível constante e pontos, que serão gastos em alguns elementos de sua habilidade. Desde o sabre, até uma atualização ou poder, realize suas escolhas de acordo com seu estilo de jogo e prioridades. Caso não fique satisfeito, pode reiniciar e recuperar seus pontos, com a primeira reinicialização, gratuita e as demais custam ponto de habilidade. Portanto, cuidado.

Sistemas e Habilidades

O uso da Força requer stamina e use o recurso de forma estratégica, sempre esquivando e bloqueando. A margem de stamina é equilibrada, dando espaço para pequenos erros em dificuldades mais fáceis. Nas mais elevadas, as coisas mudam um pouco e definitivamente você deverá evitar erros no uso da Força.

O sistema proposto pelo cabo que Kestis ganha em Coruscant , inova em sua verticalidade e movimentação, principalmente entre plataformas desafiadoras. A queda não causa a morte, e sim o custo de vida e retornará ao ponto de meditação salvo. No caso de morte em confronto, a história é outra, com sua experiência perdida. Caso derrote uma criatura, a experiência obtida será acrescentada em Kestis, aumentando nossa vida e força. Os inimigos são diversos, formados principalmente por Droids. Obviamente, existem muitos inimigos em sua forma humana e bem mais complicados, com variedades abundantes.

No sistema de localização e navegação, recebeu aprimoramentos, o que inclui o mini mapa, com marcações mais evidentes, lugares descobertos, atalhos bloqueados e outros detalhes adicionais. O indicador de navegação te ajuda de forma mais próxima, indicando o caminho e não apenas no final e os pontos de meditação implementam viagens rápidas, economizando tempo, principalmente na coleta de colecionáveis, algo que me desanimou no primeiro jogo.

Não podemos esquecer das famosas missões secundárias, surgindo no mapa quando Kestis as adquire. São opcionais, entregam pontos de habilidade, marcos e experiência. Uma forma de ampliar a vida do jogo e a exploração de mundo, obtendo itens fora da missão principal.

jedi survivor 5

Nem tudo na vida é perfeito…

Há…e os famosos gráficos? Vamos lá: Survivor não é perfeito. Quedas expressivas de taxas de quadros são altamente perceptíveis em ambientes com muitos elementos ou névoa. O sistema de iluminação sobre algumas alterações constantes além de evidentes falhas de texturas. Não é algo que te irrite e seja sofrível, afetando sua gameplay, mas estão ali.

Em seu lançamento, a recepção não foi boa. O jogo não funcionava direito, em PC até mesmo com hardware elevado. As taxas de quadro eram sofríveis com travamentos constantes principalmente na movimentação da câmera. Da mesma forma, após alguns ajustes, reduzindo a resolução do jogo, os cenários ficavam pixelados, com qualidade bem ruim. Além disso, um patch posterior chegou para tentar corrigir tais problemas de performance em seu lançamento, deixando claro que o jogo estreou sem os testes e ajustes necessários, podendo ocorrer oscilações entre PC’s, porém, sem desculpas entre os consoles que utilizam o mesmo hardware interno. Mesmo com certos problemas e pequenos problemas eventuais posteriores, o jogo é lindo, com detalhes surpreendentes.

Gamerdito

Star Wars Jedi: Survivor apresenta melhoras significativas em relação ao jogo anterior, com narrativa envolvente, combate profundo, variedade de inimigos, design de level aprimorado e impressionante. A exploração é muito mais acessível, alcançando o equilíbrio necessário para não se tornar cansativo. O único tropeço são os problemas característicos de desempenho, impedindo o jogo de brilhar com todo o potencial necessário. Mereceria um 10, mas leva um 9!

*** A EA forneceu uma Key para teste e análise do jogo ***

Star Wars Jedi: Survivor: "Star Wars Jedi: Survivor apresenta melhoras significativas em relação ao jogo anterior, com narrativa envolvente,."vanessaferreira
9
out of 10.
2023-05-20T10:15:06-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Star Wars Jedi: Survivor

Data de lançamento:(28/04/2023)

Desenvolvedora: Respawn Entertainment
Publicadora: Electronic Arts
Plataformas: PC, Playstation 5, Xbox Series X|S
Gênero: Ação, Aventura, Soulslike, Terceira Pessoa

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.