Uncharted - Coleção Legado dos Ladrões review Uncharted - Coleção Legado dos Ladrões
Uncharted - Coleção Legado dos Ladrões

Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões (Uncharted Legacy of Thieves Collection), produzido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Interactive Entertainment, é uma coletânea de dois jogos que tem como protagonistas Nathan Drake e Chole Frazer, nos jogos: Uncharted 4: A Thief’s End e Uncharted: The Lost Legacy.

A versão para o PC ganhou certos aprimoramentos, além de alguns novos recursos. Mas será que esta versão para PC entrega a qualidade necessária para ganhar players fora do mundo PlayStation?

Um pouco de história

Uncharted é amplamente conhecido como sendo um principais dos exclusivos para PlayStation. Lançado em 2007, com Uncharted: Drake’s Fortune, no PS3, demonstrou todo seu potencial gráfico além de um protagonista carismático, comparado a Lara Croft.

Desde seu lançamento e após 5 jogos lançados (incluindo um para PlayStation Vita), Uncharted coleciona críticas positivas e o carinho do público que acompanha as aventuras de Nathan Drake em um jogo de aventura com elementos de ação.

Nathan Drake, ou simplesmente Nate, é nosso protagonista. Possui um irmão mais velho chamado Samuel Drake e tem como figura paterna, o amado personagem Victor Sullivan. Nate é casado com Elena Fisher e tem uma filha chamada Cassie. Seu gosto por aventuras vem de berço e é tido como um descendente do explorador do século XVI, Sir Francis Drake.

uncharted colecao legado dos ladroes pc 3

Considero o personagem crível e amável, que possui uma personalidade ímpar, notável entre os diálogos presentes no jogo. Reage de maneira humana e costuma fazer piadas enquanto transita entre os níveis do cenário com provocações sarcásticas. O recurso que faz com que Nate pense em voz alta foi pensado pelos desenvolvedores para criar um vínculo entre os pensamentos do personagem e as reações do jogador.

Uncharted 4

No quarto jogo da série principal, Uncharted 4: A Thief’s End, temos um Nate aposentado, que acaba saindo de sua aposentadoria após seu irmão mais velho Samuel, aparecer. Juntos e com a ajuda de Victor Sullivan, procuram pistas sobre um tesouro perdido do pirata Henry Avery.

Henry teria saqueado no ano de 1695, cerca de quatrocentos milhões de dólares assaltando um navio chamado Gunsway. Nake deve coletar pistas para encontrar o tesouro, e uma delas, inicialmente no jogo, encontra-se em uma cadeia panamenha, onde Nate descobre uma imagem oca de São Dimas. Ao tentar fugir da prisão, Samuel é baleado e fica para trás.

Quinze anos depois, acreditando que seu irmão foi morto na fuga da cadeia, Nate está aposentado, mas sente falta da agitação que vivia. Seu irmão aparece e explica que um chefão das drogas está pressionando para que ele encontre o tesouro de Avery ou será morto.
Nate fica relutante, mas aceita ajudar o irmão e mente para Elena, dizendo que aceitou um trabalho em outro país…assim, nossa jornada começa…

Nesta versão, o foco foi a introdução de mais elementos de mundo aberto, com vários níveis projetados para serem maiores, repleto de exploração e combate. Como foco narrativo, temos a relação de Nate com sua esposa Elena.

uncharted colecao legado dos ladroes pc gameplay2

A chegada no PC de Uncharted Coleção Legado Dos Ladrões

A chegada da versão para PC de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões para PC, não apenas liberou o jogo do vínculo com suas raízes no PlayStation, mas adicionou elementos que só seriam possíveis para o PC. A Naughty Dog, juntamente com a Iron Galaxy Studios, derão atenção aos detalhes nesta portabilidade.
Segundo a empresa, sua versão para PC possui aprimoramento gráfico, interface repaginada, detecção de GPU e VRAM, velocidade de carregamento, resolução 4K super nítida, suporte a monitor Ultra-Wilde, novos controles e upscaling temporal.

Jogabilidade

Jogos de aventura em terceira pessoa em grandes ambientes costumam direcionar a nós, jogadores, uma trilha por caminhos pitorescos em uma busca por tesouros esquecidos, enquanto participamos de lutas e tiroteios com uma enorme variedade de inimigos, algo bem sucedido na franquia Uncharted.

A jogabilidade tem foco grande nas ações dos personagens e resolução de puzzles, literalmente a estrutura base. Participamos de longas aventuras conectadas, que possuem histórias lineares misturadas com socos, tiros e saltos. O jogo estimula a ação.
Sua mecânica é refinada e funciona. Possui um mecanismo que encaixa com a dinâmica da ação. Mover nosso personagem parece natural e menos desajeitado que em aventuras anteriores.

Em se tratando de tiros e mira, jogadores novatos podem sentir como se fosse uma tarefa árdua. Mas o assistente de mira está ali para que você se concentre mais na história e não em como a mira pode ser problemática. A narrativa é onde o jogo funciona bem. A história conduz a ação, conduzindo a mecânica. Os puzzles presentes não foram feitos para te irritar. Eles adicionam uma experiência adicional, equilibrando raciocínio com ação.

uncharted colecao legado dos ladroes pc 2

Uncharted: The Lost Legacy

O segundo jogo da coletânea se sai bem, onde temos Chloe Frazier sob os holofotes, enquanto ela procura um tesouro lendário nas montanhas da índia, lidando com senhor de guerra niilista e suas ambições.

O que diferencia o jogo da franquia principal, é a recriação de elementos de filmes antigos, onde temos Chloe, junto com Nadine Ross, lutando em ambientes hostis. Na prática, a dupla funciona lindamente, com Chloe fornecendo contraponto a Nadine. Além de toda a apresentação nessa nova aventura, temos um espetáculo de reprodução alto, respeitando a franquia, permitindo que personagens novos repitam e tomem o protagonismo para si.

Na maior parte, ambos jogos são idênticos em sua portabilidade. A atração principal vem dos grandes cenários. Ambos os jogos fornecem elementos de tiro e furtividade, onde podemos utilizar a habilidade de combate corpo a corpo , ou mecânicas de furtividade para distrair os inimigos e esconder corpos.

colecao legado dos ladroes pc

A diferença real entre os dois títulos é que em Uncharted 4 existem várias áreas que ganharam um tratamento de mundo aberto, mas não pequenas o suficiente para soarem semi-lineares.

Em The Lost Legacy, o mundo aberto é muito maior, contrastando com Uncharted 4. O jogo é curto, mas utiliza esse tamanho expandido de forma eficaz, com o posicionamento disperso de objetivos e a ordem de forma livre que podemos completá-los, fornecendo um uso adequado da mecânica vs a sequência numerada.

Gráficos

Na versão para PC, o jogo apresenta um fotorrealismo impressionante. Observamos lugares, personagens e a natureza com formas críveis e configurações aprimoradas. Temos um polimento extra de filme na configuração gráfica mais elevada possível.
No PC, essa atmosfera é banhada graças a iluminação e sombras. Temos um desempenho suficiente com efeitos de neblinas e sombras, fornecendo profundidade e tensão. Raios de sol e superfícies refletem a ilusão do realismo.

Existem sim algumas osculações nos 60 quadros por segundo , quando rodado em 4K. Os quadros tendem a cair em alguns momentos para 30, em outros momentos mantendo 40 quadros por segundo. Comparando de maneira grosseira, temos um desempenho próximo ao PS4 Pro, com um toque adicional de 4K.

Porém, mudando a configuração para 1080p, temos uma taxa alta de atualização, mantendo uma média de 100 e acima. Em boa parte do tempo, o jogo permanece consistente. Recursos com o FSR da AMD e o DLSS da Nvida estão presentes.

uncharted colecao legado dos ladroes pc gameplay

Áudio

Bom, em se tratando do áudio…mudanças? Prepare-se para a decepção. Praticamente é o mesmo dos anteriores. Porém, não deixa de ser único e para aqueles que são novatos no mundo Uncharted, entrega o que promete. Em outras palavras, a música de fundo toca como em qualquer grande filme de ação, com sequências emocionantes combinadas com música em ritmo acelerado.

Sequencias furtivas ficam silenciosas com algumas notas pontuando a ação e melhorias para indicar uma nova área. Nesse sentido, o trabalho de dublagem é bem realizado, tanto nos protagonistas, como nos inimigos. Bem como, combinadas as várias opções de som surround, é um jogo que você, certamente, aumentará o som de seu fone para aproveitar.

Gamerdito – Uncharted Coleção Legado Dos Ladrões

Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões para PC mostra que a paciência às vezes pode fornecer a melhor versão de um jogo e todo seu potencial. Além disso, ambas as versões dos dois jogos presentes na coletânea são fantásticas, considerando que todos os títulos da franquia possuem alta qualidade. A gameplay funciona bem, o nível de exploração e a furtividade, brilhando através de cenários grandiosos. Acima de tudo, aprecie a nova natureza gráfica desta versão para PC, pois este é um grande título para constar em sua biblioteca de jogos.

Uncharted - Coleção Legado dos Ladrões - Review PC: "Aprecie a nova natureza gráfica desta versão para PC, pois este é um grande título para constar em sua biblioteca de jogos." - Vanessa Ferreiravanessaferreira
8.5
out of 10.
2022-10-28T11:24:34-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.