Wonder Boy Anniversary Collection review Wonder Boy Anniversary Collection análise Wonder Boy Anniversary Collection gameplay
Wonder Boy Anniversary Collection - Bliss Brain

Wonder Boy Anniversary Collection , da Bliss Brain é o retorno de uma série de clássicos, dessa vez apresentando mais jogos comparado a versão anterior Wonder Boy Collection.

Confesso que sou grande fã de jogos retros. Nascida no ano de 1980, tive meu primeiro contato com os games através de um Magnavox Odyssey. Em seguida, um Atari 2600, Phantom System, Master System e por ai vai.

Parte do meu desenvolvimento e de quem sou, sempre esteve relacionad ao mundo dos jogos. Jogos não são apenas uma forma de entretenimento e passatempo, jogos transmitem recordações.

Um jogo que você jogou com seu primo quando novo, outro que você desejava ganhar de Natal, a ansiedade de terminar uma fase ou a alegria de terminar um jogo em uma época sem save game. Console quente, dor no pulso e vamos seguindo, pois o objetivo é o que importa.

Nesse meio tempo, os jogos evoluíram, hoje a Unreal Engine 5 e o Ray Tracing são tópicos constantes, mas em se tratando de história e evolução de jogos, Wonder Boy é um clássico entre os jogos de plataforma que deixou seu legado, celebrado nesta coletânea.

Wonder Boy X Mônica

Caso você não se lembre dele, talvez tenha tido contato com uma versão alternativa conhecida como “Mônica no Castelo do Dragão“. Uma reprogramação de Wonder Boy in Monster Land, apresentando a personagem título de “Turma da Mônica” no jogo. No game, devemos impedir o Capitão Feio de dominar o mundo! Portanto, sim…caso tenha jogado, você teve contato com o mundo de Wonder Boy.

Na coletânea de aniversário estão os itens: Wonder Boy,Wonder Boy in Monster Land,Wonder Boy III: Monster Lair,Monster World II,Monster Wolrd III (Wonder Boy in Monster World) e Monster World IV.

Todos entregam versões em consoles distintos. Não espere pelas versões atuais do jogo, apenas os clássicos. Mesmo assim, considero uma seleção bem sólida.

Desse modo, a apresentação geral é básica, com uma tela de seleção, cada jogo contando com uma opção individual que podemos ajustar, além de ajustes de jogabilidade, presentes em Wonder Boy e Monster Land, os quais podemos escolher o número de vidas iniciais, dificuldade geral e níveis de pontuação.

wonder boy collection ps5

Jogos Clássicos

O primeiro jogo, Wonder Boy é um jogo de plataforma estilo arcade. Passamos por uma série de níveis lineares com uma barra de vida que se esgota a todo momento. Devemos coletar frutas constantemente ao longo do caminho. É um retrô no estilo esteja pronto para morrer muito! Soa um pouco repetitivo, mas é desafiador na medida certa.

Wonder Boy in Monster Land inicia uma jornada pelo mundo do RPG. Percorremos uma série de fases, matando inimigos para coletar dinheiro e podemos gastar o recurso em lojas, comprando armaduras e equipamentos. Terminamos cada estágio com uma luta contra um Boss, além de existirem mini chefes. Devemos encorajar nosso modo exploração, atrás de dinheiro. Não é um jogo fácil, a saúde se esvai com facilidade. Os inimigos só largam dinheiro uma vez, ao reaparecerem te dão itens de pontos.

Monster World II (conhecido no ocidente como The Dragon’s Trap) se passa após os eventos de Wonder Boy in Monster Land, no qual Wonder Boy acaba amaldiçoado pelo dragão Mecha. Encontramos pistas através do cenário para acessar diferentes partes do jogo. Tem um gráfico bem colorido e muitos efeitos sonoros. Os cenários são diversos como deserto, selva, caverna,…

Monster Boy III: Monster Lair é um jogo de plataforma com tiro. Controlamos um jovem chamado Leo e precisamos atacar os invasores que tentam coletar armas para destruir a terra. Podemos lutar e soltar projéteis em nossa espada. Além disso, temos a opção de montar um dragão.

wonder boy gameplay

Como resultado, nossa barra de energia reduz constantemente com o passar do tempo, recuperando vida ao coletar frutas e armas de projéteis.
Do mesmo modo, ao jogar o game repetidas vezes, descobrimos o caminho ideal, em quais lojas comprar tais itens, quais itens comprar, onde estão as salas, entre outras coisas.

Monster World IV considero como o jogo mais completo de toda coleção. Por exemplo, ganhou elementos mais acessíveis, direcionando o game mais para o lado de plataforma que um RPG. Controlamos Asha, uma guerreira que deve liberar os espíritos elementais da força do mal. Nesse sentido, seu conjunto de habilidades é bem equilibrado. Além disso, os puzzles no jogo são o grande destaque.

Gamerdito Wonder Boy Anniversary Collection

Acima de tudo, Wonder Boy Anniversary Collection é aceitável, com alguns jogos jogáveis e outros nem tanto. O que temos é uma apresentação simples e direta de jogos retrô, experiência necessária para os fãs mais saudosistas da série. Todavia, senti falta das versões atuais, que poderiam ser uma opção para todos os jogadores mais atuais e menos “retrô”.

Primordialmente, é ótimo rever o conceito aplicado na época para o desenvolvimento dos jogos, em contraste com o uso de recursos e tecnologias empregadas nas versões mais atuais da série. Acima de tudo, uma experiência no console que pode ser passada por gerações e para os mais “antigos” como eu, que passaram anos e anos observando a evolução dos games, uma excelente forma de reviver e revisitar um dos melhores e mais famosos representantes de jogos de plataforma e RPG que existem.

monster world

*** Uma key foi fornecida pela publisher para o desenvolvimento desta review***

Por fim, acompanhe a cobertura completa sobre o mundo dos jogos, aqui pelo site!

Wonder Boy Anniversary Collection Review - PS5: "É ótimo rever o conceito aplicado na época para o desenvolvimento dos jogos. "- Vanessa Ferreiravanessaferreira
6.5
out of 10.
2023-01-27T10:34:35-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.