Katherine Johnson, retratada no filme
Janelle Monae, Katherine Johnson, Taraji P. Henson, Octavia Spencer no Oscar em 26 de fevereiro de 2017. Patrick Wymore / ABC via arquivo Getty Images

A americana e matemática Katherine Johnson, uma das mais brilhantes mentes de sua época, morreu aos 101 anos. Johnson teve grande importância na história da ciência, em um período de forte segregação racial, nos estados unidos. Conseguindo desenvolver inúmeras equações matemáticas dentro da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço — (NASA), que ajudou a Nasa a ir para a Lua. Com o feito, a Nasa conseguiu vencer a corrida espacial contra os soviéticos na época.

Katherine foi lembrada em Hollywood

Em Hollywood, foi retratada pela atriz Taraji P. Henson no filme “Estrelas Além do Tempo“. Mostrando grande importância de três jovens mulheres negras, que eram submetidas a grandes esforços físicos e mental, e ficaram conhecidas como “computadores humanos“, já que seus cálculos eram tão precisos como os dos computadores de hoje em dia.

Katherine Johnson 1918 – 2020

O filme foi indicado à três categorias do Oscar de 2017: Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme. Adaptação do livro homônimo, o longa conta a história de três mulheres afro-americanas que fizeram parte da equipe de “computadores humanos” da Nasa.

Em ordem: Dorothy, Katherine e Mary
Em ordem: Dorothy, Katherine e Mary — NASA / Arquivo pessoal

A NASA em seu perfil oficial do twitter publicou uma nota de falecimento e uma homenagem, além disso, no ano passado, a agência espacial deu seu nome a um novo centro de pesquisa computacional.

Johnson “Foi uma heroína americana e seu legado pioneiro nunca será esquecido”, escreveu o administrador da NASA Jim Bridenstine no Twitter.

Em 2015, então presidente americano Barack Obama, condecorou por suas contribuições com a Medalha da Liberdade, já com 97 anos, a condecoração civil mais importante do país.

A história seria outra se os feitos da brilhante Katherine, não tivesse sido aproveitado. O vôo de John Glenn (o primeiro astronauta norte-americano a entrar em órbita da Terra) foi um sucesso e marcou uma virada na competição entre os Estados Unidos e a União Soviética no espaço, por sua contribuição.

Estrelas Além do Tempo | Trailer Internacional Oficial | Legendado HD

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.