Quase 26 anos depois do seu lançamento oficial em 1996, encerra neste domingo, 1º de maio, Dia internacional do Trabalhador a plataforma Alexa.com. Fundado por Brewster Kahle e Bruce Gilliat, rapidamente foi adquirida pela Amazon, então, empresa de Jeff Bezos em 1999. O site de rastreamento da Internet, é uma das fontes mais confiáveis ​​de classificação de sites, em mensurar com precisão conteúdo e pesquisa de palavras-chave. Além do site oferecer classificações globais, dados de tráfego na web e outras informações importantes em mais de 30 milhões de sites.

O sistema lançado em 1º de abril de 1996, mas foi adquirida pela Amazon em 1999 por cerca de US$ 250 milhões. Engraçado, que dia primeiro de abril, consideramos o dia da mentira no Brasil, e a plataforma é encerrada no dia do trabalho. Uma curiosidade inusitada para algo que deixará saudades para donos de sites.

Apesar da empresa não aceitar novos usuários desde o dia 8 de dezembro de 2021. As assinaturas também foram descontinuadas, mas os assinantes podem exportar seus dados. No entanto, a empresa disse que seus principais sites e APIs de serviços de informações da Web ainda estarão ativos até 15 de dezembro de 2022.

Ou seja, aqueles que ainda não tiveram tempo de migrar para novas tecnologias que forneçam o mesmo serviço, vão ter um pouco mais de tempo

Alguma justificativa para o fechamento?

O mercado atual de dados andam bastante competitivos, o website Alexa apesar de entregar um excelente serviço. O alto custo impossibilitavam de qualquer dono de site poder utilizar seus serviços, mesmo com a carência de um período de testes. Talvez, seja um dos principais fatores para o encerramento do suporte da análise de dados.

Sabemos, que o nome “Alexa” foi uma grande inspiração para a criação da assistente virtual encontradas na linha de produtos da Amazon Alexa. Bem como, no Fire Stick Tv, Kindle Echo Dot, Echo Show, Echo Studio, e mais. Você também pode conhecer mais sobre a linha de produtos originais da empresa aqui.

Vale ressaltar que a plataforma não está ligada com a Alexa, a assistente virtual da Amazon. A inteligência artificial e todo o seu ecossistema, evolui a cada atualização na interação com os usuários.

Para saber mais acesse a página oficial do website, e caso seja usuário ativo, importe seus analytics para uma nova plataforma.

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.