Os usuários do Firefox nos Estados Unidos estão recebendo uma medida extra de proteção de privacidade a partir desta semana, anunciou a Mozilla Foundation na terça-feira.

A vice-presidente de desenvolvimento de produtos para desktop do Firefox, Selena Deckelmann, anunciou o lançamento do DNS criptografado sobre HTTPS (DoH) por padrão no navegador da Mozilla.

O DNS, ou Sistema de Nomes de Domínio, é uma das partes mais antigas da Internet. É assim que nomes “amigáveis” são convertidos nos endereços IP necessários para acessar um site.

Devido à maneira como a Internet foi projetada décadas atrás, os navegadores que pesquisavam sites fizeram isso sem criptografia. Sem criptografia, os dispositivos podem coletar consultas DNS ou até mesmo bloquear ou alterá-las. Além disso, as pesquisas podem ser enviadas para servidores que os usarão para espionar as atividades da Internet.

“Na criação da Internet, esses tipos de ameaças à privacidade e segurança das pessoas eram conhecidos, mas ainda não estavam sendo explorados”, observou Deckelmann.

“Hoje, sabemos que o DNS não criptografado não é apenas vulnerável à espionagem, mas está sendo explorado, e por isso estamos ajudando a Internet a mudar para alternativas mais seguras”, continuou ela.

“Fazemos isso realizando pesquisas de DNS em uma conexão HTTPS criptografada”, explicou Deckelmann. “Isso ajuda a ocultar seu histórico de navegação dos atacantes na rede, ajuda a impedir a coleta de dados por terceiros na rede que liga seu computador aos sites que você visita”.

Embora o DoH seja ativado por padrão apenas nos Estados Unidos, usuários de outros países podem ativá-lo através das configurações do Firefox.

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.