Google está defendendo a PL2630
Imagem divulgação / by canvas

Nos últimos meses, tem havido uma grande discussão sobre a “PL 2630“, também conhecida como “Lei das Fake News“. A proposta tem gerado polêmica entre o público e empresas de tecnologia, como Google e YouTube.
Nesta primeira semana de maio, a votação do projeto de Lei está prevista para acontecer precipitadamente, sem que os tópicos sejam muito claros. Essa atitude tem gerado preocupação entre aqueles que se opõem à proposta devido à possibilidade de que ela possa afetar negativamente a liberdade de expressão.

O Google, por sua vez, afirma ser a favor do combate à desinformação, mas teme que a “PL 2630/2020” possa impor limitações a conteúdos produzidos pelos usuários de suas plataformas, como o YouTube. Em comunicado, a empresa ressalta a importância de encontrar um equilíbrio entre o combate às notícias falsas e a preservação do direito à liberdade de expressão.
A questão levanta uma série de debates e reflexões sobre o papel das empresas de tecnologia e o controle do conteúdo na era digital. Será que a proposta de Lei realmente é a solução para o combate à desinformação? Ou será que ela pode ser uma ameaça à liberdade de expressão na internet? Essas são questões que merecem um debate aprofundado e uma análise cuidadosa.

Prejuízo de bilhões para o Google?

Além da preocupação com a liberdade de expressão, o Google também teme os prejuízos financeiros que poderão ser causados caso a “PL2630” seja aprovada. A empresa terá que modificar seu algoritmo e investir em novas tecnologias para se adequar às exigências da Lei.
No caso do YouTube, a plataforma poderá ser obrigada a remover conteúdos considerados falsos ou enganosos, o que poderá afetar diretamente a receita proveniente de anunciantes. Empresas que anunciam no YouTube poderão questionar que suas propagandas foram exibidas em canais considerados “fake news” e exigir ressarcimento. Ocasionando prejuízo de bilhões nos cofres da empresa de Mountain View.

Embora, a aprovação da “PL2630” possa criar uma série de problemas jurídicos e administrativos para o Google e outras empresas de tecnologia, será necessário criar mecanismos de verificação de conteúdo, avaliar denúncias de usuários e estabelecer critérios claros para a remoção de conteúdo.

Remoção de conteúdo inibirá à desinformação?

Ademais, a aprovação da “PL2630” pode não resolver o problema da desinformação na internet de forma imparcial e efetiva. A identificação de conteúdo falso ou enganoso é complexa e muitas vezes subjetiva, o que pode gerar conflitos e controvérsias. Além disso, a remoção de conteúdos pode ser vista como uma forma de censura e restringir a liberdade de expressão dos usuários.

É importante estar ciente de que alguns canais menores podem ser prejudicados pela nova lei, que aparentemente beneficiará apenas aqueles que têm uma relação privilegiada com os órgãos reguladores. Em outras palavras, veículos de mídia que seguem os interesses dos reguladores podem receber vantagens, enquanto outros, sem tais conexões, podem ficar no limbo. A situação é preocupante e temos que ficar de olho nas implicações dessa lei para garantir que a voz dos veículos menores não sejam silenciados!

Será que conseguiremos encontrar uma solução pacífica ou tudo isso será apenas um drama do “Teatro dos Backdoors“?

Em resumo, a “PL2630” é um tema complexo e polêmico, que envolve questões como a liberdade de expressão e o controle do conteúdo na internet. A votação do projeto de Lei nesta primeira semana de maio pode ser decisiva para o futuro da internet no Brasil.

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.