Google homenageia Georges Méliès em Doodle interativo, confira

O Google preparou uma homenagem em formato de vídeo 360 graus para o cineasta e ilusionista francês

Nesta quinta-feira (3), o Google escolheu homenagear George Méliès devido ao seu filme, A Conquista do Pólo (1912) que este ano comemora seu 116o aniversário. Dessa vez o Google fez algo diferente: um Doodle que nos leva a um vídeo 360 graus de um pouco mais de dois minutos. O pequeno vídeo mostra uma ilustração de Méliès e alguns truques conhecidos do ilusionista, como a multiplicação de uma pessoa ou alguém que tem sua cabeça separada do corpo.

O vídeo é uma parceria do Google Spotlight, Stories e Google Arts & Culture com a Cinémathèque Française. Para acessar a animação basta entrar na página do Google e clicar em seu logo – já personalizado em celebração do Méliès. O logo irá abrir um vídeo do youtube, “De Volta à Lua” e nele você poderá explorar qualquer canto do vídeo, mesmo que não esteja em foco – basta clicar no vídeo e movê-lo para a direita, esquerda etc. Assim, enquanto a ilustração que representa Méliès realiza pequenos truques, você poderá ver o que acontece em volta dele.

Quem foi Georges Méliès?

 Georges Méliès é considerado o “mágico dos filmes”. Isso porque o trabalho do ilusionista e cineasta serviu de base para muitos dos efeitos especiais e das construções narrativas que estamos familiarizados hoje em dia no mundo do cinema.

Méliès nasceu dia 8 de dezembro de 1861, em Paris. Antes de ser introduzido ao cinema, Méliès já tinha sido caricaturista, decorador, vendedor de brinquedos e várias outras coisas – mas ele se destacava mais fazendo ilusionismo, uma de suas grandes paixões e o que ajudou a mudar totalmente o mundo audiovisual.

Em 1895 Georges Méliès teve seu primeiro contato com o cinema: ele viu uma apresentação cinematográfica dos Irmãos Lumière – a primeira apresentação que os irmãos haviam feito. O cinematógrafo de Auguste e Louis Lumière deu a Méliès uma ideia que mudaria a percepção das pessoas sobre os filmes. Méliès acabou juntando sua arte com o mundo do cinema, ou seja, ele usou todos os seus truques de ilusionismo nos filmes que ele produzia – algo que nenhuma outra pessoa tinha feito antes. Isso trouxe as bases necessárias para o que, hoje, chamamos de ficção científica. Um de seus filmes mais famosos, Viagem à Lua, é inclusive considerado o primeiro filme de ficção científica criado na história do audiovisual.

Decidido a se dedicar ao cinema, Méliès montou um estúdio de gravação e foi lá que ele fez as combinações que serviram de base para o que conhecemos hoje como efeitos especiais. Em seus mais de 500 filmes já feitos, Georges Méliès trouxe para o cinema atual técnicas como cortes, stop-motion, manipulação da imagem e várias outras coisas. Já é de se esperar que o Google tenha quebrado sua tradição de um “simples” Doodle para trazer a novidade de um vídeo interativo – Georges Méliès, de fato, merece uma homenagem mais elaborada.

Não foi na página do Google ainda para ver a novidade? Confira o vídeo 360 graus aqui:

360 Google Doodles/Spotlight Stories: Back to the Moon

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.