Como a Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a indústria de jogos

A Inteligência Artificial (IA) tem sido uma grande parte da indústria de jogos por muito tempo. Embora as pessoas possam sentir que é uma inovação relativamente nova, na verdade, a Inteligência Artificial faz parte da indústria dos jogos desde o início.

Isso pode parecer estranho quando falamos sobre como algo aparentemente novo que está revolucionando muitas indústrias atualmente. Porém, isso ocorre porque a IA está dando novos passos e se tornando mais importante do que nunca.

Neste artigo veremos algumas das maneiras como a IA está tendo um grande impacto no mundo dos jogos, ao mesmo tempo que os leva a níveis completamente novos.


Jogos da mente online

Esta é uma área que muitas vezes é ignorada quando se fala sobre jogos. Os cassinos têm estado na vanguarda de alguns dos maiores avanços tecnológicos em jogos.

Então, como jogos de cartas, por exemplo, estão sendo revolucionados pela Inteligência Artificial? Simples, a IA está possibilitando que uma nova gama de diferentes modalidades seja desfrutada pelos jogadores.
Um ótimo exemplo disso é o pôquer online. Anteriormente, a única maneira de obter uma verdadeira experiência de pôquer ao jogar online era entrar em uma sala com outros jogadores.

Agora, a melhoria na tecnologia de IA possibilita que existam salas de pôquer online que são ocupadas exclusivamente por competidores de IA. Isso significa que os jogadores podem se divertir jogando pôquer, mesmo que ninguém mais esteja online ao mesmo tempo que eles.

Claro, esta é apenas uma pequena área onde a IA está sendo impactante neste ramo. A tecnologia também é usado em uma série de outros jogos e até mesmo no suporte ao cliente.

Além disso, a IA é utilizada em medidas de segurança. É sempre importante ter uma camada extra de proteção ao jogar online, seja com senhas fortes ou com uma rede virtual privada. Se você deseja saber mais sobreo assunto, clique aqui para baixar as melhores VPNs do Chrome.

Construindo inimigos mais inteligentes

Uma verdade sobre a IA no passado era que ela sempre foi limitada. Isso significava que os jogadores seriam capazes de aprender como os inimigos se comportavam e, em seguida, mudar seu próprio estilo de jogo para focar em qualquer fraqueza dentro da IA.

Isso acontecia devido a uma série de fatores: limitações de memória, produção e até mesmo as limitações dos programadores; a IA era muito mais previsível nas gerações anteriores de videogames.


Hoje a IA é desenvolvida de tal forma que tenta replicar o mundo real de várias maneiras:

  • Em primeiro lugar, a IA moderna é desenvolvida para aprender como você joga. Portanto, se você entra regularmente pela porta da frente, a IA aprenderá com isso e começará a planejar esse método de entrada.
  • Em segundo lugar, as interações em jogos de RPG estão sendo melhoradas significativamente. Quando você está jogando, suas ações causarão alterações em como os NPCs se comportarão.


Estes dois elementos são uma grande mudança em relação à IA nas gerações anteriores, que tinham uma forma definida de comportamento da qual não se desviaria. IA aprimorada significa que você pode experimentar um jogo diferente a cada vez que o joga.


IA pode experimentar emoções

As emoções são talvez algo que nunca pode ser totalmente programado. No entanto, é uma área em que muitas empresas de videogame estão trabalhando duro. A Sony, especificamente, gastou muito tempo, dinheiro e esforço nessa empreitada.

Conforme os jogos de mundo aberto se tornam mais populares, os jogadores desejam desfrutar de uma experiência mais envolvente. Isso teve um impacto enorme em como os jogos foram desenvolvidos dentro desse gênero.

Isso significa que a IA de quase todos os personagens do jogo visa agora estar o mais próximo possível da realidade. Isso está se tornando cada vez mais realidade por um grande motivo – a computação em nuvem.

No passado, havia limitações de hardware para consoles e PCs. Os jogos precisam ser executados no hardware disponível para os jogadores. Essa limitação foi removida com o advento da computação em nuvem.

A computação em nuvem permite que os desenvolvedores de jogos criem um mundo totalmente imersivo para os jogadores, sem se preocupar em como isso pode desacelerar a experiência geral.

Isso abre o potencial para jogos em várias magnitudes maiores, tanto em tamanho quanto em escopo geral. Junto com os desenvolvimentos de IA, poderia dar aos jogos a capacidade de fornecer uma história para cada NPC no jogo.

Em breve não teremos que lidar mais com trechos de bate-papo aleatórios em áreas densamente povoadas.

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.