Xbox Series X e S - Foto Divulgação - Microsoft / Xbox

Nesta quarta-feira (23 de setembro) o pessoal do Xbox, por meio do Blog oficial do Xbox, liberou uma matéria completa a respeito de como o Design do Xbox Series X/S foi projetado. Nesta matéria, é mostrado como a Velocity Architecture foi planejada/criada e como o hardware da próxima geração trará potência para experiências de alto desempenho, bem como acessibilidade e flexibilidade.

Quando a estética da nova geração de consoles do Xbox estava sendo planejada (criada), não só as tecnologias modernas foram levadas em conta, aqui o legado deixado pelos consoles anteriores foi respeitado.  O Xbox Series X e o Xbox Series S foram projetados para caber na casa de qualquer pessoa; são arquitetônicos por natureza, têm personalidade e uma aparência visual que se manterá ao longo do tempo.

Xbox – “O processo usado para projetar esses produtos tipifica a maneira como construímos todos os dispositivos. O design de hardware na Microsoft evoluiu de pequenas equipes trabalhando de forma independente no campus, para agora se encontrarem em um estúdio que cria todos os dispositivos Microsoft, unificando nossa linguagem de hardware enquanto mantém a personalidade que cada produto merece. O design agora também funciona perfeitamente em hardware e software, criando experiências digitais em conjunto com os dispositivos que as habilitam. É assim que são feitos os produtos que as pessoas admiram.”.

Para assegurar a qualidade da nova geração de consoles, as equipes de designers e pesquisas do Xbox foram até os clientes, onde descobriram que eles almejavam por algo que tivesse grande flexibilidade, que coubesse em qualquer lugar da casa (ou em qualquer outro lugar literalmente) e com facilidade de manuseio. Isso levou as equipes a projetar consoles tão compactos quanto o possível, discretos e com a flexibilidade de posicionamento em várias orientações e espaços.

Tanto o Xbox Series X quanto o Xbox Series S têm diferentes formas, tamanhos e cores, mas ambos podem ser usados ​​horizontal ou verticalmente sem um suporte adicional. Além disso, o Series S é pequeno o suficiente para ser facilmente colocado em vários ambientes da casa ou mesmo transportado ao lar de um amigo.

Xbox – “O processo de design no Xbox sempre esteve profundamente enraizado na colaboração entre as equipes de engenharia e design. Para fornecer os formatos mais eficientes e compactos, as equipes passaram meses fazendo protótipos e simulando diferentes arquiteturas. Foi com a combinação desse trabalho e a visão de como os clientes colocariam os dispositivos em suas casas que retornamos com essas duas formas exclusivas e icônicas.”.

Principalmente no Series S, que possui tanta flexibilidade, o conforto é enorme e proporciona diversas opções na hora de viajar ou em trocas de ambientes. Nenhum dos consoles anteriores possui tal flexibilidade. Ele cabe facilmente em uma mochila ou bolsa pequena e permite que você leve a qualidade de um console da próxima geração com você.

Com o Feedback extremamente positivo, uma vez que o pessoal do Xbox compartilhou os protótipos com usuários selecionados, começou o trabalho em cima da arquitetura dos consoles, bem como seus componentes.

Xbox Series X e S Arquitetura
Xbox Series X e Series S: conheça o Design da Próxima Geração! 3

Com alta flexibilidade, mais do que um console tradicional, a profundidade rasa do Xbox Series X facilita o acesso aos cabos na parte traseira, além disso, a equipe adicionou indicadores táteis no IO traseiro para tornar a conexão ainda mais acessível e fácil. Embora inicialmente projetado para ficar em sua postura ereta (mais heróica) com pouco menos de 15 centímetros de altura quando colocado horizontalmente, o Xbox Series X se adapta à maioria das prateleiras e móveis da sala de estar também. A equipe de design o levou para casa para testá-lo por conta própria.

O Xbox Series X apresenta o System on Chip (SoC) mais poderoso do Xbox, e o resfriamento criativo desse chip com um único ventilador axial foi o que criou a solução para o modelo. Ao dividir a placa-mãe ao meio e a parafusar cada lado ao chassi de alumínio central, a equipe foi capaz de puxar uma grande quantidade de ar por todo o sistema, reduzindo o nível acústico o suficiente para manter o console funcionando de forma silenciosa e eficiente.

Xbox Series X Sistema de Ventilacao
Xbox Series X e Series S: conheça o Design da Próxima Geração! 4

O tamanho do ventilador definiu as dimensões do dispositivo, e as equipes trabalharam a proporção do gabinete em torno dos outros componentes principais para atingir uma proporção quase exata de 2:1 de dois cubos empilhados, que se tornou a base para a identidade geométrica de ambos os consoles.

Xbox – “O Xbox Series X e o Xbox Series S são o resultado da ação de ouvir nossos fãs e projetar a eles consoles otimizados com jogos da próxima geração. Sabemos que temos uma gama ampla de clientes, e oferecer essa escolha é fundamental. Ambos os consoles têm os componentes para permitir que a Xbox Velocity Architecture forneça visuais de alta qualidade, tempos de carregamento super-rápidos e novos cenários em jogo inovadores. Os consoles foram realmente pensados ​​de dentro para fora para superar as expectativas de nossos fãs (atuais e futuros).”.

Com relação a Geometria e Design (forma) dos consoles, que o pessoal do Xbox decidiu chamar de “Geometria Inteligente”, o objetivo é ser algo simples e memorável, algo que pudesse ser esboçado em poucas linhas e formas. A abertura em circulo (circular) preta no Xbox Series S, a grade de círculos e inserir detalhes da unidade de disco moldado no Xbox Series X, ou a silhueta icônica do controlador. Esses elementos se combinam para criar uma linguagem compartilhada que evoluiu ao longo das últimas gerações de consoles para algo distintamente Xbox.

Xbox – “Como designers, aspiramos criar produtos com impacto visual, mas percebemos que a maioria dos jogadores compra um Xbox para jogar, não apenas por sua estética. Sabemos que devemos construir produtos que tenham longevidade e pertencerão às casas das pessoas por anos. Ao criar uma silhueta que se mistura com o ambiente, o dispositivo ganha seu lugar em salas de estar e além, sem parecer estranho e intrusivo”.

Já as cores Branco e Preta funcionam simplesmente como inspiração (uma amarra ou lembrete) aos consoles da geração passada. Assim surgiu a nova geração de consoles do Xbox, assim surgiu o Xbox Series X e Series S.

Para ver a matéria na integra, acessem o Blog oficial do Xbox.

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.