Top 5 filmes sobre o "4th of July"

 

Isso mesmo, já estamos na metade do ano e o começo de julho é marcado por uma data americana muito importante. O famoso “4th of July” ou quatro de julho.

Com certeza você já ouviu falar sobre essa comemoração – durante as aulas de história, por exemplo. É uma data levada muito a sério pelos americanos pois marca um dos acontecimentos mais importantes da história dos Estados Unidos – o dia da Declaração de Independência de 1776.

Este dia é visto com muito orgulho pelos norte-americanos e, por isso, teve uma forte influência cultural. É claro que, por estarmos falando de um dos maiores países imperialistas da história, o feriado do 4 de julho tem também grande impacto na nossa própria cultura, pois a Independência dos Estados Unidos está sempre sendo retratada em diversos filmes e séries que são muito consumidos por boa parte do mundo.

Assim, nada mais justo do que listarmos 5 filmes que falam sobre o “4th of July” ou que se passam durante esse feriado. Confira a lista:

 

5- Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

chris evans captain america 2 2

 

Capitão América não fala diretamente sobre o feriado do 4 de julho, mas é um dos filmes mais patrióticos que nós conhecemos, não é mesmo? O filme se passa no contexto da Segunda Guerra Mundial e conta a história de Steve Rogers (Chris Evans), um jovem frágil que tenta se alistar no exército, mas acaba se tornando voluntário em uma experiência para criar um “supersoldado”. Assim, Rogers se torna o Capitão América – uma arma humana e uma espécie propaganda americana. Seu uniforme é praticamente a bandeira dos Estados Unidos e o filme Capitão América: O Primeiro Vingador representa também a ideia de democracia e patriotismo: um ótimo filme para assistir durante a comemoração da Independência dos Estados Unidos.

 

4- Nascido em Quatro de Julho (1989)

6Cp1153ZA8bJEufs7EoMjvI7vPk 2

 

O filme estrelado por Tom Cruise conta a história de Ron Kovic, um soldado estadunidense que participa da Guerra do Vietnã mas acaba ficando paraplégico. Assim, ele volta para casa, mas começa a questionar seu próprio país e sua posição na guerra. Depois de sua experiência como soldado, Kovic acaba virando um ativista político e nos mostra que nem sempre o patriotismo se resume somente em lutar para seu país e ter orgulho de sua pátria. Às vezes o grande ato patriótico é saber usar sua voz para denunciar tudo aquilo que está errado em seu país.

 

3- Tubarão (1975)

jaws full movie 1200x675 2

 

Para quem não se lembra, o filme Tubarão se passa em um dos fins de semana mais movimentados nos Estados Unidos – isso mesmo, lá eles estão comemorando o 4 de julho, dia da Independência estadunidense. Considerado um dos grandes clássico de suspense, Tubarão conta a história de um tubarão branco que invade as praias de Amity Island e coloca em risco a vida dos banhistas. Assim, o xerife local pede ajuda para caçar o animal. Nesse contexto o “4th of July”, inclusive, foi um dos motivos pelo qual as praias não foram fechadas, mesmo com os riscos de serem lugares perigosos – afinal de contas isso iria significar sofrer prejuízo em um dos fins de semana mais lucrativos do ano.

 

2- Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994)

forrestgump1 2

 

Forrest Gump é sempre uma boa escolha. O filme é considerado um dos melhores já feitos e um dos grandes clássicos americanos – ganhou, inclusive, 6 estatuetas no Oscar de 1995, incluindo o Oscar de melhor filme. A obra conta a história de Forrest Gump (Tom Hanks), um jovem com QI abaixo da média que acaba viajando o mundo e, mesmo sem querer, acaba participando de momentos históricos e cruciais. Sempre adorável e de boas intenções, Gump com certeza consegue conquistar o coração de qualquer espectador. Forrest Gump é uma boa escolha para ver durante o 4 de julho porque é um filme que, através dos olhos do personagem principal, conta a história dos Estados Unidos – passando por acontecimentos marcantes como a Guerra do Vietnã e o Watergate. Assim, Forrest Gump é uma verdadeira jornada histórica contada através de um olhar inocente e sensível.

 

1- Hamilton (2015)

wennphotosfive897627 1250x650 2

 

E, finalmente, Hamilton! A obra está em primeiro lugar porque ela é inteira baseada na história da Independência dos Estados Unidos. Hamilton é um musical da Broadway que nos dá uma verdadeira aula sobre a Revolução Americana – e é um musical muito bem reconhecido. Hamilton foi nomeado a 16 Tony Awards e venceu 11, incluindo Melhor Musical. A obra conta a história de Alexander Hamilton, um dos principais líderes políticos responsáveis pela Declaração de Independência dos Estados Unidos. Sua figura teve grande impacto na história da Revolução estadunidense e é justamente isso que é explorado pelo musical. Assim, Hamilton acabou se tornando uma das principais referências, mesmo que mais atual, ao feriado do dia 4 de julho.

 

Menção honrosa:

Independence Day (1996)

rex independence day film still jc 150623 12x5 992 2

 

É claro que quando falamos sobre a Independência dos Estados Unidos retratada pela sétima arte não podemos deixar de lado Independence Day, filme de 1996 que é um verdadeiro clássico quando se trata desse assunto. O filme, estrelado por Will Smith, é sobre uma invasão alienígena à Terra e a tentativa de contra-ataque da humanidade no dia 4 de julho, dia da Independência dos Estados Unidos. Acima de tudo, Independence Day mostra como os cidadãos estadunidenses conseguem se unir, independente de sua carreira, opinião política e vida financeira para ajudar a salvar o mundo – justamente nessa data comemorativa. Inspirador, hein?

 

Faltou algum filme aqui na nossa lista? Deixe aqui nos comentários!

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.