A Epic Games Store assim como fez em 2019, este ano (2021) disponibilizou uma série de jogos gratuitos durante 15 dias consecutivos. Foram jogos distintos para agradar todos os gostos dos jogadores que utilizam sua plataforma online.

Embora, cada jogo oferecido não pareça ter uma relação comum, os jogos abordam temas relacionados, ainda mais, ocasionado pelo cenário atual que o mundo está vivenciando agora, com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Apesar de existir um acordo mutuo entre as empresas para disponibilizar seus jogos gratuitamente na plataforma, seja por acordos como diminuição na porcentagem das vendas dos jogos, exclusividade ou até mesmo promover um novo projeto de tal franquia. As escolhas não são executadas aleatoriamente, e sim, escolhidos a dedo. Ademais, os produtos envolvidos tem grande impacto social, direto ou indiretamente.

É o que vão descobrir a seguir.

É necessário ter uma mente aberta para comparar cada título e relacioná-los com o tema. Bem como, mencionei acima, o mundo atual está vivenciando algo inédito, ao menos na era moderna digital de uma pandemia global. Como encaixar Solitairica um jogo de batalha de cartas com Cities Skylines de gerenciamento de construção com Metro 2033 Redux, por aí vai.

A reposta é simples —; todos tem o mesmo objetivo, – mas explorados de forma diferente. Considerando o gênero diversificado, entre construção, sobrevivência, estratégia, eles podem levar para um estresse pós-traumático. Estresse este provocado pelo enredo de cada jogo.

Em Cities Skylines, somos levados para uma região na qual devemos construir do (zero) uma cidade e administrar para depois expandir, nossas ações (reflete) na qualidade de vida de cada cidadão e também no meio ambiente. Estamos em uma época que os efeitos climáticos, começam a surgir pela produção desenfreada provocada pela indústria, mas os seres humanos, são responsáveis, por este estado. Sendo fortemente, provocado pelo consumismo e o imediatismo de sempre querer mais, criando  tendências, com isso o aumento na produção industrial. Na luta de preservação e recuperação do meio ambiente Preservar é fundamental para sobrevivência da raça humana, além da fauna e flora do planeta Terra. Diferentemente de Tropico 5, que temos um poder para ser um tirano e controlar e calar os opositores, não muito diferente das coisas que ocorrem no nosso cotidiano.

Falando nisso,  Oddworld: New ‘n’ Tasty traz todos esses aspectos de controle sobre o povo,  o quanto é ruim não ter nossa própria liberdade, nos colocando em algo maléfico e desumano. Até que ponto, a mente humana aguenta mudanças drásticas de comportamento, será que no “Inside” da vida, o novo normal realmente é anormal?! A eloquência nos leva para um surto psicológico, nos tirando da racionalidade. Elevando de uma lobotomia estarrecedora.

Quando cairmos em nossa realidade já mergulharmos em lugares áridos, desolados e abandonados como párias. Jogados entre as feras selvagens da névoa da longa escuridão ou até mesmo isolados e reféns do medo como um náufrago em uma ilha desconhecida… É perturbador para o cérebro humano. Por mais, que pareça melodramático as masmorras que nos perdemos dentro dos calabouços, nos jogam ainda mais para questionar sobre nossa existência.

O conhecimento é o princípio de tudo, assim como nossa curiosidade, fazendo alçar novos passos para a humanidade e descobrir o desconhecido. Essas coisas possibilitaram o homem chegar na lua, bem como, enviar sondas que estão chegando no limite do nosso sistema solar e em outros planetas, para encontrar indícios de vidas microbianas (alienígenas). O novo pode nos trazer um medo, contudo, logo, sabemos como dominá-los e a desconfiança se esvai.

Ao mesmo tempo, se por um incidente tudo voltasse à estaca zero, obrigando os seres humanos procurarem abrigos subterrâneos, vivendo em um verdadeiro “lockdown“, confinados e aguardando pela esperança de boas novas. Nesse hiato, somos obrigados nos mover e para nossa surpresa, os fantasmas e demônios extintos reaparecem para nos atormentar em cenários apocalíticos e pré-histórico. Este será este o fim da nossa raça e de outros seres, ou podemos superar evitando suicídios em massa, para vida encontrar um novo meio, saindo de todo marasmo e angustia imposta pela ganância, que decretava um fim eminente.

Conclusão

A grande sacada da Epic Games Store, foi conseguir explorar todos os sentimentos que os assola nesses tempos de crise e apresenta possibilidade de como superar cada adversidade e viver coisas melhores. Sem histórias curtas com finais trágicos.

Gamernéfilos, espero que vocês tenham compreendido sobre os jogos não foram distribuídos de forma aleatória, era mais que necessário uma direção e títulos com histórias incríveis e também, triste dentro e fora dos bastidores. 

Nossa equipe espera um ano melhor e gradualmente tudo retorne ao normal, para continuar o que mais gostamos de fazer em nosso dia a dia.

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, e se inscrever no nosso canal do YouTube.

icon

Gamernéfilos, comente aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.