Quando visitei pela primeira vez a LicensingCon, ela ainda não havia se integrado como Latam. Inspirado na versão americana que acontece em Las Vegas, a Lcon consegue atrair os principais empresários brasileiros e também de países latino-americanos para sair na frente com licenciamentos de grandes marcas. Seja da cultura popular, música, games, anime, esportes, tudo vira uma oportunidade de crescimento para os negócios.
Leia também:
- Kakuriyo no Yadomeshi 2: Nao Tōyama canta a música tema de abertura da segunda temporada do anime
- PlayStation The Concert é confirmado na BGS 2025
- Cinemas brasileiros iniciam ofertas de ingressos a R$ 10
Este ano, uma nova roda do evento acontece entre os dias 27 a 28 de agosto na Vila dos Ipês, na capital paulista. Destinado ao B2B, você encontrará os mais diversos expositores que detêm marcas icônicas do cenário mundial. Entre elas estão Playstation e Crunchyroll, todas sob domínio da Sony. Como um especialista em críticas de jogos e também por ter desenvolvido análises de diversos episódios de animes, posso dizer que são duas grandes propriedades para investimento.
Playstation e sua força no licenciamento

No caso do Playstation, todo seu legado com os títulos exclusivos que, por muitos anos, era necessário possuir um console para ter acesso a esses jogos, criou uma mística única. Apesar da guerra de consoles estar chegando ao fim, dependendo do período que estiver lendo este artigo, basta acessar o link ou nossa busca para encontrá-lo. A empresa conseguiu criar fãs que realmente gostam da marca. Meu primeiro da quinta geração, onde começaram a entrar os de 32 bits, foi exatamente o primeiro Playstation 1, aquele com aparência acinzentada e com uma abertura icônica. Até hoje, com o primeiro tom da música, é reconhecimento para todos aqueles que tiveram oportunidade de jogar em algum momento.
Explorando as franquias marcantes da Playstation Studios, podemos dizer que Astro Bot, o atual jogo do ano (Goty 2024), ao qual desenvolvemos uma review no PS5 em nosso site, é uma grande aposta. Excelente para crianças que acabam se apaixonando por temática de robôs e também como roupas, material escolar e muito mais. Enquanto isso, Kratos ao lado do seu filho Atreus em God of War, consegue atrair diversas gerações, excelente para material escolar, roupas e até action figures. Já The Last of Us, que possui uma série live-action, é uma franquia com grande apelo midiático, já que consegue ter engajamento além dos videogames, mas também nas telinhas.
Porém, um título que foi a verdadeira surpresa de 2024 foi Helldivers 2, com suas milhões de cópias vendidas e batendo recordes de usuários simultâneos na plataforma Steam. Considerando a ousadia do estúdio Arrowhead Game Studios, que mudou completamente do primeiro jogo para o segundo, passando de um título mais estratégico com visão isométrica para um jogo de ação imersiva em terceira pessoa.
Esses são apenas alguns de uma enormidade de sagas de jogos que vale a pena ficar de olho e estudar quais fazem mais sentido para determinado segmento. Stellar Blade é um jogo considerado por alguns com certa polêmica devido ao estilo de criação de personagens, mas seria um licenciado que provavelmente teria adesão. A versão de console no PS5 conseguiu vender cerca de 2 milhões, totalizando mais de 3 milhões de unidades no (PS5 e PC), sendo mais de 1 milhão no PC em apenas três dias após o lançamento em junho de 2025.
Horizon Zero Dawn, outro que despontou com milhões de cópias vendidas globalmente, possui um espaço especial para aqueles que gostam de se aventurar e possui a protagonista Aloy como um ponto forte. Esse atrai mais o público adolescente e adulto, sendo forte para roupas e papelaria, com cadernos, estojos, mochilas e mais. Uma série live-action está em desenvolvimento pela Netflix.
A franquia Gran Turismo, que me fez conhecer muitos artistas musicais com sua trilha sonora que me deixava sempre elétrico com uma gama de opções de diversas marcas aclamadas quando pensamos em automobilismo, possui um público bastante engajado e ativo. Pode parecer mais nichado, no entanto, a SIE (Sony Interactive Entertainment) nunca deixou de promover campeonatos e também atualizações, mantendo os usuários sempre ativos.
Outras franquias que valem um olhar são Marvel’s Spider-Man, Uncharted, Ratchet & Clank, Sackboy. Algo que não vejo muito por aqui, ao menos no Brasil, é Destiny. Desenvolvido pela Bungie, agora pertencente à SIE, é uma franquia que obteve milhões de usuários em todo o mundo. O segundo título, lançado alguns anos atrás e tornado gratuito, continua com milhares de usuários ativos globalmente. A base no Brasil também é ativa, o que seria algo interessante se a Sony estivesse interessada em criar campanhas de marketing como uma nova continuação ou até mesmo live-action para cinema e séries.
Crunchyroll: o poder do anime no mercado

Uma opção e gama maior são os animes. A plataforma de streaming de vídeos on-demand da Crunchyroll, que há alguns anos passou a ser oficialmente administrada pela gigante japonesa, após fusão entre a Funimation, conseguiu agregar uma série de produções reconhecidas por diversas gerações. Apesar dessas criações serem em sua maioria originadas de mangás, os animes conseguem uma escala maior para atingir o público. As produções são negociadas diretamente pela Crunchyroll; para trabalhar com elas, tudo passa por eles.
O diferencial é que, como seu serviço consegue adquirir títulos aclamados, seu alcance é extremamente alto. Para quem pensa que anime é algo só para adolescente, é um grande erro, pois uma vez que um jovem começa a assistir, nunca mais deixará de acompanhar alguma produção, mesmo quando estiver na maioridade. Quem estiver lendo este artigo deve saber o que quero dizer sobre isso. Não vou citar quais franquias estarão nas mãos da Crunchyroll durante a LicensingCon, considerando que posso cometer um equívoco.
Anos anteriores havia My Hero Academia, Demon Slayer, Jujutsu Kaisen, entre os animes que eles estavam trabalhando no licenciamento. Se me perguntarem um anime que é a sensação para este ano, respondo de imediato: Gachiakuta. Publicado pela mangaká japonesa Kei Urana, ela consegue trazer um traço único, também inspirada em produções de Atsushi Okubo, conhecido por seu trabalho em Soul Eater, ao qual ela é declaradamente fã. Esse anime possui uma qualidade alta; apesar de ter um tema mais profundo, acaba conversando com a geração atual que possui conflitos e diversas perguntas sobre o cenário da humanidade.
Os animes são sempre excelentes escolhas para material escolar, roupas, tênis, brinquedos, colecionáveis e mais.
Oportunidade para negócios na LCON Latam 2025
Então, se estava na dúvida, você poderá encontrar essas duas empresas responsáveis por levar você a outro patamar em seu negócio. A Vertical Licensing atualmente é responsável por essa interligação nas negociações de licenciamento. Apesar de ter citado Playstation e Crunchyroll, eles também possuem outras IPs (Propriedades Intelectuais) que conseguem trazer possibilidades para o que vocês procuram.
Enfim, caso esteja planejando renovar sua empresa, seja de eletrônicos, calçados, roupas, papelaria ou brinquedos, a LCON Latam 2025 é um lugar para conseguir essa ponte. Estejam prontos para dois dias únicos de muita construção de networking, palestras e conhecimento em qual franquia servirá melhor para o que deseja.
Nosso site estará presente fazendo mais uma vez a cobertura da LicensingCon o maior licenciamento da América Latina. Caso deseje uma consultoria no evento, pode contar com nossos palpites. Para participar, faça seu credenciamento no site oficial da LCON nessa página.
O Serviço
- LCON LATAM 2025
- Dias: 27 e 28 de agosto
- Endereço: Avenida Mofarrej, 1505, Vila Leopoldina, São Paulo – SP.
Fique ciente de que o nosso site não possui vínculo ou ganho financeiro com nenhuma das empresas citadas nesta matéria. No entanto, como parte do nosso compromisso com os leitores que possuem interesse em jogos, filmes, séries, anime e tecnologia, é nossa obrigação informar fontes para crescimento profissional e cultural.