Análise de Helldivers 2: É uma ‘Tropas Estelares’ de sucesso

Helldivers 2 é uma surpresa agradável em meio ao atual cenário da indústria dos jogos

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

 

A análise de Helldivers 2, um looter shooter publicado pela Sony Interactive Entertainment (SIE) e desenvolvido pela Arrowhead Game Studios, exclusivamente para PS5 nos consoles e também para PC na Steam, revela uma imersão em terceira pessoa, uma novidade na série, visto que seu antecessor apresentava uma visão isométrica. Com isso, as principais mudanças ocorrem no quesito gameplay. Após um breve vídeo seguido de um tutorial, somos transportados para o front de uma guerra entre humanos e duas raças alienígenas: os terminídios e os autômatos. Os primeiros se assemelham a insetos gigantes, enquanto os segundos são compostos por diversas classes de robôs, oferecendo maior dificuldade que o primeiro grupo.

A Premissa e história

A premissa é simples: vá ao campo de batalha sozinho ou com amigos e cumpra diversos objetivos com duração entre 10 a 40 minutos, até que seja extraído de volta para sua nave. Lá, você melhora seu equipamento, compra itens através de uma estrutura de passe de batalha presente em vários jogos do tipo atualmente, além de obter e melhorar novas estratégias.

Traje dos personagens de Helldivers 2 - reprodução/SIE
Análise de Helldivers 2: É uma 'Tropas Estelares' de sucesso 10

O pano de fundo para a história do jogo é bem simples. Há uma guerra onde a humanidade está em guerra com essas duas raças, os terminídios que são os insetos e os autômatos. Os combates acontecem em todos os planetas dos sistemas em que essas raças alienígenas habitam e, através da estrutura desses planetas e regiões, você monta sua seleção de missões. Essa seleção é feita a partir da nave, que é o seu Hub Central, onde você faz a melhoria do personagem. Lá, você consegue selecionar a região, o planeta e, dentro do planeta, uma microregião onde você terá, na maioria das vezes, três objetivos diversos que são renovados de tempos em tempos.

Veja também outras reviews:

Você também visualiza no mapa planetário pedidos de ajuda de outros jogadores para tentar e já entrar em uma partida para ajudar outro jogador. Ele mostra quantos jogadores estão disponíveis e assim por diante.

A Mecânica Principal

Essas são a mecânica principal do jogo, onde é possível pedir diversas formas de suporte durante as missões, como armas especiais, bombardeios e até mesmo reviver seus colegas de equipe mortos em batalha através de uma combinação simples, feita através do direcional do controle ou do teclado. Isso lembra os antigos shift codes que costumávamos utilizar com base em anotações e revistas da época. Inclusive, é impossível não lembrar também da série Starship Troopers ou Tropas Estelares em nosso idioma, tanto no visual dos soldados e criaturas, quanto no tom ácido do humor presente em todos os momentos nos diálogos e cinemáticas.

Mesmo 65 anos após o lançamento do livro escrito pelo mítico Robert A. Heinlein, mestre em histórias de ficção científica, este universo nos coloca em fascínio, evidenciando que os desenvolvedores do jogo possuem este mesmo fascínio. O desconhecido sempre é algo que nos instiga a acreditar nas possibilidades de outros seres no vasto céu profundo. Os diálogos muitas vezes parecem paródias, mas vêm com ar de crítica que podem ser interpretados por diversos fatores. Cada jogador terá uma conclusão sobre seus reais objetivos.

A verdade é que o nível de brutalidade nos combates é impressionante para quem não está acostumado. Mesmo os jogadores de títulos como Gears of War e The Division podem ficar impressionados com o nível das eliminações dos autônomos e aracnídeos (trocadinho) que utilizei em referência aos Tropas Estelares.

Gráficos e jogabilidade dentro do padrão

Com gráficos bons, mas não impressionantes, o jogo tem como fator de diversão sua jogabilidade direta e sua progressão satisfatória. Apesar de ser possível fazer as missões de forma solo, ao jogar nas dificuldades mais elevadas, a experiência acaba sendo frustrante, já que o número de inimigos é grande e nem sempre as armas e estratégias vão conseguir te ajudar a dar conta de todos dentro do tempo limite sem que resulte em algumas mortes ao jogador. Na minha experiência, o matchmaking para essas missões específicas não funcionou nenhuma vez; sempre falhava a conexão. Porém, quando entrava na partida definindo nas opções que meu jogo era público, completava o meu time e conseguia desempenhar as missões normalmente.

Vale ressaltar que, mesmo jogando com jogadores desconhecidos, o jogo dispõe de diversas ferramentas de comunicação que substituem tranquilamente bate-papo por texto ou fala, o que pode minimizar a resistência de jogadores mais acostumados com experiências single player. Sendo muito divertido, principalmente ao jogar com outros jogadores, amigos ou aleatórios, e com uma progressão satisfatória e desafio convidativo para jogadores mais hardcore.

Com as últimas atualizações, o matchmaking foi melhorado, mas ainda assim enfrentamos muitas falhas de conexão, já que nem sempre o jogo transaciona em servidores mais próximos. Além disso, houve alguns períodos de manutenção que deixaram o título completamente inacessível nos seus primeiros dias após o lançamento.

Trilha sonora fundamental para ação

Sua trilha sonora é intrínseca; ao mesmo tempo, sentimos ter ouvido algo semelhante em filmes como Exterminador do Futuro, Predador, entre outros. Percebemos o quão original e importante é para a ação do jogo. Cada instrumento pode ser percebido conforme a intensidade dos inimigos e a vida dos personagens vai se extinguindo. Após a eliminação, vem aquela calmaria, mas sempre trazendo notas que indicam que a qualquer momento algo pode acontecer.

Infelizmente, até o presente momento desta revisão, não há um álbum oficial com as músicas que compõem a trilha sonora do jogo nas plataformas de streaming de música.

Gamerdito (Veredito) de Helldivers 2

Assim sendo, no balanço final, se você estava procurando uma experiência multijogador direta ao ponto e com atmosfera ao estilo Starship Troopers, agora é a melhor hora para se jogar. Observando o número considerável de usuários ativos, tanto na plataforma PlayStation 5 quanto no PC Windows através do Steam. Meu desejo é que esse número se mantenha com o tempo, criando uma comunidade forte! Principalmente por essa razão, é um jogo quase obrigatório conferir em 2024. Optando por jogar através de um computador, verifique os requisitos de sistema recomendados. Para evitar futuras frustrações com o setup utilizado ao tentar iniciar sua jornada espacial contra os insetos.

A maior surpresa é que, antes do seu lançamento, poucos acreditavam que esta nova versão da saga daria certo. No entanto, Helldivers 2 conseguiu calar diversos críticos, trazendo um bem-sucedido jogo de tiro em terceira pessoa.

Outra observação é o desejo de que os servidores estejam estáveis ao longo dos próximos meses para continuar despertando o interesse dos jogadores em Helldivers 2.

Finalizando com uma nota 8.5/10, em virtude dos contratempos relacionados aos problemas com os servidores, que poderiam fazer muitos jogadores desistirem de progredir na jogatina. Com as contínuas atualizações e novos conteúdos, esta franquia poderá ter um futuro promissor, talvez, seguindo o legado de Destiny. Tratando-se de uma saga que trabalhou tanto em âmbito de visão isométrica quanto em terceira pessoa, eles facilmente podem alternar lançamentos com as duas mecânicas.

Antes de mais nada, deixo-lhes uma versão desta análise em formato de vídeo, com uma gameplay para seu deleite! Assista a seguir as impressões de jogabilidade.

Review de Helldivers 2 + Gameplay no PS5 em português Brasileiro

Agradecemos à PlayStation Brasil e à Arrowhead Game Studios pela liberação da chave do jogo, nos proporcionando a oportunidade de realizar uma análise de Helldivers 2 no PS5.

Helldivers 2: Helldivers 2 conseguiu surpreender até os mais céticos com esta nova abordagem da franquia, trazendo uma nova visão para os fãs da saga!fabiopmazzini
8.5
out of 10.
2024-03-01T10:13:16-0300

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes