O Fim da E3: Quem contribuiu para esta decisão?

O maior evento da indústria dos videogames agora ficará apenas nos livros de história e nas memórias dos participantes, com anúncio oficial do seu encerramento nesta terça-feira (12)

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A E3 será eternizada por meio de diversos anúncios ao longo de quase três décadas, sendo o evento um trampolim para os principais estúdios divulgarem seus jogos. O mercado da indústria dos jogos vem se tornando competitivo, especialmente com o fortalecimento dos jogos multiplayer focados no online. Para muitos, o modus operandi da Entertainment Software Association (ESA) estava defasado, gerando custos elevados aos participantes. No entanto, a feira ainda era amistosa, permitindo que os participantes testassem jogos presencialmente, mesmo em fase de desenvolvimento, além do glamour de estar ao lado de vários nomes responsáveis por conduzir suas indústrias.

O evento, sem dúvida, fazia os fãs aguardarem ansiosamente por títulos de franquias consagradas no cenário dos videogames e outras novas propriedades intelectuais (IP). Alguns dos anúncios marcantes do evento incluem The Legend of Zelda: Twilight Princess (E3 2004), o próprio PlayStation 3 revelado em 2005, o remake de Final Fantasy VII em 2015, The Elder Scrolls V: Skyrim, a participação do ator Keanu Reeves em Cyberpunk 2077 em 2019, e muito mais.

Com a chegada da fatídica pandemia de COVID-19, que causou grande comoção global, o mundo dos games se viu forçado a tomar outros rumos. Afinal, o distanciamento foi apenas um pretexto para o extermínio da Electronic Entertainment Expo (E3). Posteriormente, a ESA, organizadora do evento, tentou realizar uma versão digital. No entanto, essa tentativa foi criticada por problemas técnicos, falta de coordenação e participação limitada de algumas grandes empresas, criando assim concorrência com os próprios estúdios e parceiros envolvidos, um duro golpe que decretaria o fim de sua hegemonia como o principal palco de anúncios de jogos.

Não acreditando que um evento tão grandioso perderia sua posição, ficou claro quando um antigo colaborador da ESA, Geoff Keighley, jornalista e entusiasta da indústria, lançou o Summer Game Fest. Ele também é o idealizador do The Game Awards. Ainda aproveitando a restrição social, o SGF provou ser mais simples e sem grandes logísticas para os estúdios exibirem seus anúncios. Fechando uma janela que pertencia à própria E3, para piorar as coisas, o calendário coincidia com o Summer Game Fest. Se proposital ou não, depois disso, o maior evento de jogos da América jamais conseguiu ter uma nova edição.

Informações sobre o fim da feira

A Reedpop, empresa por trás de eventos como PAX, New York Comic Con, EGX, procurou viabilidade para continuar o projeto, mas desistiu devido às circunstâncias em setembro deste ano. Quando o Conselho de Comissários de Turismo da Cidade de Los Angeles, nos EUA. Exibiu documento fiscal onde os próximos eventos da E3 — aparecendo listado como cancelados. Veja a imagem abaixo:

E3 cancelado documento

Dadas esses contratempos, foi oficializado na manhã desta terça-feira, 12 de dezembro, o encerramento das atividades sem uma despedida digna, saindo pelas portas dos fundos da indústria. O cenário continuará crescendo com ou sem a E3. Mas para os sonhadores que esperavam conhecer a maior feira de games, ficará apenas nos livros de história. A data ficará imortalizada para sempre nos corações dos fãs de jogos, entusiastas que vivenciaram e esperavam viver sensações únicas na Electronic Entertainment Expo.

Perdemos um dos maiores eventos que o mundo dos games já viu, e quem sabe um dia ele seja ressuscitado por algum entusiasta corajoso. Por enquanto, no Brasil, ainda podemos contar com a Brasil Game Show, que permanece ativa como o maior evento atual presencial das Américas. Talvez, a BGS seja o próximo alvo de feiras de jogos que vão querer enterrar para criarem outra que seja feita conforme suas vontades.

A concorrência é acirrada, e aqueles que apresentarem as melhores propostas e entretenimento conseguirão sobreviver diante do crescimento de outros eventos.

Ficaremos de olhos abertos para a nova indústria dos jogos que está tentando moldar uma narrativa desagradável para sua base de fãs. Em prol de usuários que jamais vão vivenciar e saber o amor verdadeiro pelos videogames e tudo que é proporcionado.

Gostaríamos de saber de vocês: qual anúncio de jogos apresentado deixou vocês em um frenesi, ansiosos para jogar quando foi revelado?

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Entusiasta dos games, filmes de sci-fi, e nas horas vagas sonha em ser astrônomo amador. Acredito que todos possam ter suas opiniões onde devemos respeitá-las. Uma das minhas paixões é o maior Clube Brasileiro, o Flamengo! Vamos gamernéfilos que todos os dias há novidades =).
FonteX.com

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes