Mass Effect Legendary Edition chegou aos consoles e PCs na última sexta-feira (14). O jogo, porém, exige no PC que CPUs suportem as instruções AVX. Ou seja, caso uma CPU antiga utilize o sistema de Legacy, ainda assim pode não iniciar um software ou jogo mais atual. Além disso, é frustrante para o jogador que comprou querendo jogar e descobre que seu PC não poderá rodar. Pensando nisso, busquei soluções e encontrei um complemento fornecido por um usuário do próprio fórum de Mass Effect no EA Suporte. Antes de mais nada, fique ciente que recomendo atualizar seus drivers de placa de vídeo e o Windows. Assim, é possível verificar se o problema de inicializar continua persistindo.

Nesse caso, siga as instruções que vou fornecer abaixo, faça exatamente como explicado ou dará erro. Vale lembrar que, estarei citando a dica do usuário dvidebyzero na EA e também com minha experiência pessoal para este fim. Apesar do nosso tutorial não modificar nenhum arquivo de segurança ou executar algum script requisitando acesso externo, é por sua conta e risco.

Resolvendo o bug de inicializar de ME Legendary Edition

Primeiro é necessário utilizar o software AutoHotkey (Se você tiver algum jogo que usa anticheat tenha cuidado, pois, poderá acusar como trapaça), fique tranquilo que usaremos apenas para compilar o código. A compilação é o que fará a mágica acontecer. Dependendo do navegador utilizado uma mensagem de permissão aparecerá, clique em manter ou continuar para o download ser concluído. Após baixar e instalar o ATK, abra o bloco de notas e copie o código abaixo e substitua o caminho da pasta de instalação de Mass Effext Legendary Edition, pelo caminho da sua instalação. Através do pastebin é possível efetuar o download do código.

Feito o passo acima, agora é necessário salvar o arquivo para “MassEffectLauncher.ahk”, salve em um local fácil de lembrar e escolha tipo “Todos os Arquivos” e depois em salvar. Não esqueça de salvar como recomendado para evitar erros, já que o arquivo ficará como “txt” sem nenhuma utilidade. Com o novo nome de MassEffectLauncher.ahk, vamos compilar o código para gerar um “EXE”. A transformação começa agora! Clique com o botão direito do mouse no arquivo para ele ser compilado, veja a imagem abaixo:

Depois que o arquivo foi compilado um segundo é criado com o nome “MassEffectLauncher.exe”, se seu não estiver assim, refaça. É importante frisar que essa dica serve para instalações no Origin (EA PLAY) e no Steam. Agora vamos localizar a pasta de instalação, acredito que já saiba, pois, foi um dos primeiros passos para chegar até aqui.

No meu exemplo, a pasta de instalação foi na unidade “F” do HD, navegue até ela, e crie uma pasta para colocar o executável original. Prossiga com o arquivo que você criou o substituindo como executável principal, veja abaixo:

  • BioWare\Mass Effect Legendary Edition\Game\Launcher

Ainda não terminamos, cada jogo possui uma pasta individual, no entanto, é a pasta launcher que controla o lançamento de cada título. Um dos motivos do problema de inicializar, o Mass Effect Launcher necessita do recurso do AVX para funcionar corretamente. Ademais, mesmo efetuando esses procedimentos e o jogo não abrir, faça uma verificação nos executáveis de cada Mass Effect, 1, 2 e 3, com o botão direito em propriedades na guia “Compatibilidade”; desmarque todas as caixas que estiver marcada e clique em aplicar. Como na imagem abaixo:

Ao salvar, execute o jogo e veja se vai abrir, em alguns casos pode ter um delay de até 1 minuto para a tela do jogo inciar. A dica acima vai contra o que normalmente é aplicado, geralmente pedimos para executar como administrador e compatibilidade com versões anteriores do Windows. Aqui, difere exatamente por isso. Se estiver marcado o jogo não abre (Essa parte foi uma solução observada por este quem vos escreve).

Embora, essa seja uma dos principais problemas de iniciar o jogo em placas mais antigas e computadores de baixa performance outros fatores podem influenciar entre outros bugs.

Sou fã da franquia de Mass Effect e não poderia de deixar minha contribuição para toda comunidade brasileira do game. Comandantes estejam prontos para salvar a galáxia! A Bioware e a Electronic Arts de parabéns por reviver esta nostalgia com uma legião de fãs pelo mundo.

Mass Effect Legendary Edition para PC, Xbox One, PlayStation 4 e via retrocompatibilidade no Xbox Series S|X e PlayStation 5.

Gamernéfilos, comente aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.