The Sinking City é alvo novamente de uma disputa judicial que se alastra desde 2020, entre a desenvolvedora do jogo Frogwares e a distribuidora Nacon. Para quem não conhece a Frogwares, o estúdio é responsável pela franquia investigativa de Sherlock Holmes no mundo dos games.

O problema entre as empresas começou quando o Ceo da Frogwares alegou que a Nacon estava querendo tirar proveito do título e lançar como sua IP própria, sem os devidos créditos para o estúdio. Isso levou uma série de problemas na venda do jogo e foi retirado de várias lojas de jogos online, por alegações de violação de DMCA. No entanto, pouco tempo depois o título retornaria para venda normal. Até que o desenvolvedor principal criou um vídeo acusando a distribuidora de vender uma cópia pirata, já que não foi aprovada pela sua empresa e uma versão incompleta. Antes havia pedido aos jogadores para não comprar o jogo em um tweet na página oficial da empresa.

O Steam evitando problemas removeu pela segunda vez os jogos dentro de sua plataforma, em declaração ao VICE, o vice-presidente de marketing da Valve, Doug Lombardi mencionou:

“Uma decisão provisória no último outono (Americano) deu à Nacon o direito de distribuir o jogo no Steam enquanto o litígio prosseguia. No entanto, hoje recebemos um aviso de remoção DMCA para a versão que a Nacon enviou recentemente, então respondemos a esse aviso.”

O jogo é inspirado pelo universo das obras do escritor norte-americano de horror H. P. Lovecraft (principalmente a história A Sombra de Innsmouth) e se situa na cidade fictícia de Oakmont, Massachusetts, durante a década de 1920.

O curioso que em 2019, um problema parecido, porém, com alegação diferente, foi aberto pelo estúdio contra a Focus Home alegando que seus títulos Sherlock Holmes: Crimes and Punishments, The Testament of Sherlock Holmes, Sherlock Holmes Vs. Jack The Ripper, e Magrunner: Dark Pulse, estavam sendo removidos pela Focus de forma arbitrária nas lojas que eram vendidos. Depois que não chegaram em um acordo de patente de distribuição.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulo dessa novela que vai se estender por um bom tempo nos tribunais. Caso tenha interesse em saber das diferenças das versões do jogo acesse o site oficial da Frogwares.

Gamernéfilos, comente aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.