Final Fantasy Pixel Remaster Bundle análise Final Fantasy Pixel Remaster Bundle review Final Fantasy Pixel Remaster Bundle metacritic
Final Fantasy Pixel Remaster Bundle - Square Enix

Final Fantasy I-VI Bundle (Pixel Remaster), da Square Enix, contém todos os jogos antigos de Final Fantasy (do 1 ao 6), em versão remasterizada 2D, com gráficos atualizados, jogabilidade aprimorada e demais recursos adicionais, como uma nova galeria de ilustrações. Inclusive, você poderá encontrar nossa Mini Review de Final Fantasy VI Pixel Remaster aqui.

Nessa review, irei analisar o pacote como um todo e não todos os jogos individualmente, para que o leitor tenha uma visão geral do que irá encontrar ao adquirir o bundle.

É de conhecimento geral que o passar dos anos tende a manter certos jogos cada vez mais distantes do público em geral, cujo principal foco são gráficos e recursos espetaculares, porém, existem clássicos que permanecem por gerações, com novas versões chegando aos consoles ou até mesmo emuladores, de alguma forma, o passado permanece no presente e proporciona nostalgia para aqueles que passaram sua infância jogando.

final fantasy pixel 1

No Passado…

Meu primeiro contato com o universo do RPG ocorreu um concorrente chamado Phantasy Star (1987) que chegava ao mercado para competir com Final Fantasy. Minhas tardes de final de semana, preenchidas por jogos alugados na locadora de videogames no meu bairro , permitiam o teste dos diversos títulos. Ao me deparar com Phantasy Star, fiquei fascinada com os diálogos e a sequência de acontecimentos intrigantes que me levavam mais adiante na história. Porém, fã de games de ação e aventura estilo plataforma, meu fascínio por Phantasy Star não durou muito.

O tempo passou e ao longo de minha jornada como “gamer”, adquiri conhecimentos aleatórios sobre os mais diversos jogos, obtendo contato indireto com a franquia Final Fantasy. Acima de tudo, o fascínio de um amigo em questão, na época do Xbox One, direcionou minha atenção para um recém título lançado na época. No entanto, meu contato com o jogo permaneceu apenas na leitura.

final fantasy pixel 2

RPG em sua essência

Em primeiro lugar, observando o bundle, notei como Final Fantasy I é simples e manteve sua originalidade, entregando o mesmo sentimento que Phantasy Star na época: aventura recém-descoberta e os segredos de uma jornada. Os demais jogos surpreendem por suas inovações e Final Fantasy VI e III destacam-se nesse novo bundle.

Além disso, novos recursos tentam captar jogadores atuais, como o pulo de cenas, até com o aumento de velocidade entre elas, a possibilidade de ativar ou não combates aleatórios, escolha de experiência ou mesmo dinheiro, mantendo o estilo original ou ganhando mais experiência que o normal. Tudo como forma de atrair o público mais jovem adotando uma abordagem mais rápida.

Implementação e novidades

Obviamente, estamos falando de clássicos pixelados, porém, não pense apenas na sensação de retomar algumas horas de gameplay em um clássico antigo, certamente diversos elementos da história foram esquecidos ao longo dos anos, e sendo novato, os recursos implementados ajudarão e muito nessa imersão. Além de tais melhorias para facilitar o tempo do jogador, os gráficos são um destaque notável. Em outras palavras, muito mais nítidos, utilizando uma qualidade em High Definition com elementos em 2D bem implementados.

Nesse interim, a fonte também sofreu mudanças, com a opção clássica ou nova em estilo arredondado, ótima para as telas enormes atuais. Para os nostálgicos, uma opção ativa um filtro de tela retro, que aparenta um aspecto de tv antiga. Da mesma forma, outra opção interessante é a trilha sonora, composta da trilha original e da versão “nova”, com a possibilidade de troca entre as duas.

Além do menu principal do jogo, encontramos um menu com extras contendo uma galeria com várias imagens raras. Outra opção no mesmo menu é uma parte para curtir a trilha sonora do jogo, afinal, Final Fantasy é famoso por sua trilha marcante.

Primordialmente, todos os jogos possuem personagens marcantes, com tramas que certamente são envolventes, além de uma mecânica interessante. Além disso, você encontrará uma jornada especial, com alguns vilões que proporcionam dores de cabeça e elementos que provavelmente garantirão alguma profundidade emocional com a história.

Destaque

O destaque, na minha opinião, fica para Final Fantasy III, contendo elementos do primeiro jogo e uma mecânica do segundo jogo, englobando elemento único do melhor que um recurso associado poderia oferecer. O progresso é satisfatório, com masmorras que adicionam um toque a mais em sua jogabilidade. É, certamente, o mais interessante e acessível de todos em meu teste para essa review.

Gamerdito

Final Fantasy I-VI Bundle (Pixel Remaster) é uma homenagem aos fundamentos iniciais de um grande clássico com uma excelente atualização visual e sonora, fornecendo jogos distintos em seus características mais marcantes, porém, essenciais para aqueles que buscam o máximo de informação possível de um dos maiores clássicos do mercado de games. O valor elevado pode desanimar, porém, a aquisição individual de cada remaster pode pesar ainda mais no bolso. O Bundle, além de diversas horas de diversão, acrescentará em sua biblioteca um conteúdo marcante para um fã antigo ou novo da franquia. Indicado para novatos que apreciem a essência do RPG, em sua antiga forma.

*** Recebemos uma key da publisher para o teste do jogo ***

(8/10)

Final Fantasy I-VI Bundle (Pixel Remaster) - PS5 Review: "Indicado para os fãs de longa data ou novatos que apreciem a essência do RPG, em sua antiga forma."vanessaferreira
8
out of 10.
2023-05-18T08:04:12-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.