A Ascensão do Ronin – Preview vai além de Nioh 

Explorando Novos Horizontes: A Ascensão do Ronin Surpreende

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Estamos jogando A Ascensão de Ronin para relatar nossa preview (prévia), do novo jogo da Team Ninja, desenvolvedora de Ninja Gaiden, Nioh e o mais recente Wo Long: Fallen Dynasty

Uma das maiores apostas para o console nesse primeiro semestre deste ano, além de agradar os fãs dos últimos títulos da desenvolvedora, também deve trazer um público novo da própria Playstation, agregando na fórmula já conhecida da desenvolvedora.

História

Se passando no Japão “Bakumatsu”, período que está entre o fim do xogunato, provindo do domínio Tokugawa, e a abertura do país ao ocidente.

Veja também outras análises de jogos:

Temos um clima tenso, político e cultural que é pano de fundo para a história de nosso protagonista, um(a) ronin original do clã “Espada Secreta” que luta ao lado de sua irmã(ou irmão) em uma técnica chamada de Láminas Gêmeas.

Após um prólogo bem dramático, seguimos em busca de respostas onde o jogo deixa claro a liberdade que teremos em moldar os caminhos e desafios que enfrentaremos ao longo de nossa jornada.

ascensao do ronin preview imagens 002
A Ascensão do Ronin – Preview vai além de Nioh  6

Personagens

Na tela de criação dos personagens em A Ascensão do Ronin, é permitido a criação dos dois irmãos, podemos tanto seguir com os personagens já pré-definidos como customizar os mínimos detalhes, deixando sua aparência ao nosso gosto.

Aqui a gama de opções é bem grande, conseguimos alterar desde pequenos detalhes como altura das orelhas e condições dos dentes do personagem, como até mesmo se ele terá características simétricas ou não, inclusive nas opções de aleatorização. Também exibidos em vídeos anteriores como os dos bastidores liberado pela própria Playstation oficial, que pode ser visualizado a seguir.

A Ascensão do Ronin - Nos Bastidores: A Causa | PS5

Após a customização, o que afeta apenas a aparência, precisamos escolher a “Afiação de suas lâminas” , o que corresponde à uma seleção de “classe” inicial, que vai definir os tipos de armas mais indicados e os atributos iniciais.

Vale lembrar que apesar dessas escolhas iniciais, tudo isso pode ser alterado ao longo do jogo conforme sua preferência, inclusive o nível de dificuldade do jogo.

Combate

Aqui temos um dos principais elementos do jogo, a Team Ninja consegue equilibrar um combate variado, mas ainda assim convidativo a novos jogadores.

Jogadores já acostumados com Nioh e Wo-long, por exemplo, estarão familiarizados com grande parte dos conceitos, mas ainda assim sentirão um ar de novidade aqui.

ascensao do ronin preview imagens 003
A Ascensão do Ronin – Preview vai além de Nioh  7

O combate pode ser dividido em algumas partes:

Controlar seu Ki ao mesmo tempo que precisa drenar o do inimigo, assim como o sistema de Postura ou Estamina, o Ki é o que vai indicar quantos ataques poderá desferir. Quando levado à zero, fará com que o personagem entre em estado de “pânico”, aumentando o dano causado ou sofrido.

Equilibrar o bloqueio e a “aparagem” dos ataques inimigos, sendo este segundo fundamental para eliminar inimigos da forma mais eficiente, tendo em vista que muitas vezes eles estarão em grupo e o tempo e precisão são seus maiores aliados.

Utilizar armas e estilos de combates que tenham vantagem com os de seus oponentes, sendo que as armas podem ter mais de um tipo de estilo e estes também podem ter variações.

Combine todos estes elementos ao fato de poder contar com um aliado em algumas batalhas, podendo alternar o controle entre ele e o protagonista. Sendo ele também podendo ser controlado por outro jogador real, trazendo um dos elementos surpresas do jogo, que também trará grande variedade ao combate.

Também é possível seguir com uma abordagem mais stealth a fim de evitar o combate, eliminando seus inimigos de forma organizada e silenciosa com diversos tipos de técnicas de assassinato. Apesar da nossa prévia (preview) ser coisas que todos já observaram nos vídeos oficiais do título. A intensidade é um fator diferenciado para prender os usuários nessa nova IPs (Propriedade Intelectual) da Team Ninja.

Mundo Aberto

ascensao do ronin preview imagens 004
A Ascensão do Ronin – Preview vai além de Nioh  8

A ambientação bem agradável aos entusiastas de história oriental, com a clara influência provocada pela presença ocidental presente a todo momento, o mundo aberto segue uma estrutura bem familiar a outros jogos com esse elemento. Os professores de história ou historiadores não fiquem zangados. Mas esta versão romanceada é muito interessante para observarmos a elegância de um japão que poucos tiveram oportunidade de presenciar!

Com um mapa inicial bem vasto e promissor, com elementos bem interessantes que nos auxiliarão na exploração como um planador, bem destacado nos trailers já divulgados.

Além da mecânica de elos que podem ser criados com diversos personagens e distritos como se fosse um nível de “moral”, vamos desbloqueando novas missões e elementos secundários de acordo com nossas escolhas.

ascensao do ronin preview imagens 001
A Ascensão do Ronin – Preview vai além de Nioh  9

Gráficos e Som

Com gráficos razoavelmente bonitos, mas não justificáveis para uma exclusividade apenas na nova geração, não tive nenhum problema de desempenho ou bugs, apesar da desenvolvedora já possuir alguns patchs de correção planejados.

Claramente tivemos “sacrifícios” em prol do mundo aberto, mas ainda assim temos outros exemplos no mercado que possuem um visual muito superior e também possuem mapas vastos.

Já a trilha sonora faz seu papel com competência, trazendo imersão e nos ambientando com sucesso nesse Japão histórico. Sendo incisiva em momentos decisivos e mais calma durante pausas para contemplar o cenário. O compositor Inon Zur é o responsável por trazer vida em cada situação com suas harmônicas canções. Ele também trabalhou na trilha sonora de Starfield.

Gamerdito prévia de A Ascensão do Ronin

Ainda não podemos cravar uma opinião, até porque estamos limitados apenas às horas iniciais de jogo para estas “primeiras impressões”, mas “A Ascensão do Ronin” está se mostrando um jogo ao qual vale a pena a expectativa.

Vale lembrar que o jogo está todo dublado e legendado em português e é exclusivo de PS5, com lançamento marcado para o dia 22 de março de 2024.


Agradecemos à SIE (Sony Interactive Entertainment) por ceder a cópia antecipada à nossa equipe do MeUGamer.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes