Análise de Ultros – Um mundo psicodélico

Ultros é abrangente e nos faz pensar no existencialismo e temas atuais com ar multicolorido

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Análise de Ultros, desenvolvido pela Hadoque e publicado pela Kleper Interactive, é um metroidvania psicodélico envolto em um útero cósmico que abriga uma figura ancestral e demoníaca. Ambientado em um reino multiforme, possui fundamentos de ficção científica, um estilo de arte excêntrico, além de explorar temas relevantes como saúde mental, vida, morte, em uma narrativa ambiental profunda. Apresentando tantas abordagens e elementos singulares, Ultros possui potencial como um dos mais belos indies do ano de 2024? Ou tamanha ousadia apenas confunde jogadores entre tantas camadas, cores e figuras exóticas? 

Aceitei realizar a análise de Ultros após insistência constante de um colega, apontando todos os elementos que tornavam o jogo único. Não sou grande fã de jogos coloridos demais ou com apelos para lá de exóticos inseridos em seu design de níveis. No entanto, a abordagem utilizada no título, manipulando o ambiente e transformando criaturas em alimentos, pareceu tentador e instigante. Principalmente, por tratar-se de pontos como o existencialismo, coisas que estão sempre nos meus pensamentos!

Veja também outras reviews:

Uma jornada através do Sarcófago

Envolta em mistério, nossa protagonista surge dentro do Sarcófago, local de moradia e descanso de Ultros, uma espécie de demônio. Esse não seria o local mais indicado para nossa personagem transitar, mas a mesma acaba presa após sua nave colidir com a estrutura, sem chances de escolhas ou rotas alternativas. Nossa missão será explorar o local, ao mesmo tempo que ajudamos seus habitantes exóticos, tentando, de todas as formas, sair desse looping temporal.

A intenção clara é interligar seres vivos e plantas, sempre utilizando mensagens subliminares envoltas em vários fragmentos, deixando certos elementos para a compreensão do jogador sem uma explicação clara, às quais gostaria de obter. Fiquei cauteloso com a proposta adotada, porém, obtive agradáveis surpresas.

Basicamente, temos um jogo de plataforma repleto de níveis em uma espécie de labirintos. Algumas áreas estão escondidas, outras são acessíveis apenas com a aquisição de habilidades conforme progredimos no jogo. Boa parte da essência de Ultros está justamente na forma como interagimos com o ambiente. São vários pontos de cultivo de sementes que geram plantas variadas, as quais ajudam na transição ambiental: árvores, vinhas e outras formas, abrindo possibilidades e tornando nossa experiência ainda mais diversificada.

A natureza

O looping em Ultros é constante, e enquanto navegamos pela história, nos deparamos com recomeços da aventura, resultando na perda de habilidades. Como compensação, as plantas anteriormente cultivadas permanecem no cenário, facilitando a transição. Em certos momentos, ocorrem mudanças que permitem a manutenção de algumas habilidades entre esses recomeços constantes, aumentando as chances de sucesso em diferentes cenários, o que é uma abordagem criativa e ousada. O mundo do jogo é flexível e apresenta alguns quebra-cabeças ambientais que incentivam experimentações.

Acima de tudo, toda a temática abordada nas diversas regiões do mundo de Ultros expõe o exótico e o apelo à natureza, representados pela rica flora do mundo, cheio de plantas passíveis de modificações constantes. O cultivo de plantas é uma parte ativa do jogo, permitindo cortar galhos, extrair raízes, misturar diferentes sementes e observar o comportamento peculiar de determinadas plantas, que levam mais tempo para crescer, proporcionando uma sensação de evolução ao jogo.

O combate surge em diversos momentos, já que o Sarcófago está repleto de criaturas prontas para atacar. Nossa arma inicial é uma espada, além de termos movimentos de esquiva à disposição. Ao derrotarmos os inimigos, eles soltam pedaços de seus corpos, que são ótimos para recuperar vida ou utilizados no sistema único de habilidades.

Da mesma forma, quanto mais precisa for nossa atuação, melhores serão os itens “dropados”. Se conseguirmos atingir o inimigo sem repetir o golpe, receberemos uma parte perfeita, que é muito mais nutritiva, aumentando assim as chances de desbloqueio de habilidades. Os inimigos são pouco variados e não exigem conhecimentos avançados de combate para derrotá-los.

Detalhes questionáveis

Ultros apresenta falhas, apesar de suas características que demonstram seu potencial. O sistema de looping não é eficaz quando associado às habilidades; o ciclo constante de recomeço e perda das mesmas não é tão efetivo quanto deveria ser. A cada retorno, as habilidades tornam-se mais fáceis de adquirir, o bioma pouco muda e esse ciclo de perda de habilidades apenas atrasa o progresso. Além disso, a quantidade de elementos coloridos e visuais em Ultros pode ser confusa.

O conceito de mundo exótico causou confusão em boa parte da jogabilidade, gerando dúvidas enquanto transitamos entre os níveis ou no uso de certas sementes, sem entender exatamente quais utilizar. Outra questão é chegar a pontos em que necessitamos de uma determinada semente e sequer lembrarmos onde adquirir o material. O uso de viagem rápida não é tão acessível quanto gostaríamos, e existe a necessidade do uso de uma mecânica interligada, algo que faz parte do Sarcófago, mas que não é tão simples como deveria ser, tornando o retorno para determinados locais uma experiência penosa.

Ocorreram momentos frustrantes em que me vi aventurando por um determinado caminho, apenas para perceber que já havia visitado aquela área anteriormente. A saída estava disponível apenas no ciclo anterior, o que me obrigou a encontrar um novo caminho no processo, causando desorientação. 

A solução foi destruir uma parede para abrir um novo caminho e assim, acessar a próxima área. Mesmo consultando o mapa, a mesma área parecia não apresentar opções de saída. Vasculhar os diversos cenários, passar por ciclos e ter que lembrar onde determinados obstáculos estão se encontravam, era complicado.

Visuais exóticos

Apesar da confusão visual, Ultros é belo. Uma arte chamativa, colorida, viva em tela, contendo um mundo exótico, personagens diferenciados, repletos de estilo e cujos detalhes visuais, proporcionam o impacto necessário para algumas pausas de contemplação. A flora viva de um mundo alienígena é um destaque a parte.  Seu desempenho é sólida no quesito técnico, não detectei eventuais problemas durante o teste para a análise, ocorrendo a experiência, conforme esperado.

Em se tratando da trilha sonora, as faixas mesclam ritmos suaves e de maior intensidade, sintetizando elementos e sons de músicas regionais Sueca, Peru e também da Amazônia, deixando claro o objetivo em associar a mecânica de jogos, elementos de ficção e a própria natureza. Há um artigo onde comento sobre a trilha sonora e os vislumbres das canções nessa página.

Antes do lançamento oficial e receber uma chave para nossa análise de Ultros. Lançamos um vídeo da demo gratuita que pode ser assistir a seguir.

Gameplay Ultros Demo do Steam Next Fest 2024

Gamerdito (Veredito) de Ultros

Ultros é um metroidvania criativo, situado em um mundo exótico e interligado, repleto de segredos e com uma ambientação bela. Em contrapartida, existem contrastes significativos entre as escolhas adotadas no processo de ciclos em sua mecânica e o uso de tantos elementos ambientais na tela, o que pode confundir e atrapalhar a dinâmica do jogo.

 Sua atmosfera é profunda e causa fascínio dúbio que pode cativar. Talvez seja amado por muitos e odiado por outros devido ao seu excesso de extravagância. No entanto, suas ideias interessantes permitem que ele mereça destaque entre os jogos de 2024, mesmo que o título não alcance todo o seu potencial. Será necessário tempo, paciência, perseverança e a compreensão, afinal você é parte de um mundo em constante processo de mudanças…

Ultros está atualmente disponível para PC via SteamPlaystation 4Playstation 5. O jogo chegou nas plataformas oficialmente na data de lançamento em 13 de fevereiro.

 Fechamos esta análise de Ultros com uma nota: 8/10. Compartilhe esta review com seus amigos para que eles conheçam um pouco mais deste título e tenha interesse em jogar!


Agradecemos à Hadoque e à Kepler Interactive pela liberação da chave do jogo para nossa análise no PS5. 

Ultros: Ultros é um título gratificante, exótico, repleto de inovações e fornece uma jornada única. No entanto, pode assustar pelo excesso e exigir paciência demais de jogadores.Jefão Calheiro
8
out of 10.
2024-02-28T09:47:52-0300
Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Entusiasta dos games, filmes de sci-fi, e nas horas vagas sonha em ser astrônomo amador. Acredito que todos possam ter suas opiniões onde devemos respeitá-las. Uma das minhas paixões é o maior Clube Brasileiro, o Flamengo! Vamos gamernéfilos que todos os dias há novidades =).

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes