The Last Campfire chega amanhã ao Playstation
The Last Campfire chega amanhã ao Playstation - Foto: Divulgação / Hello Games

The Last Campfire , do desenvolvedor Hello Games, mesmo criador de No Man’s Sky. No desenvolvimento contou com uma equipe de apenas 3 pessoas. Entretanto, o jogo nos apresenta a jornada de um personagem chamado Ember, símbolo de uma esperança, que se perde e termina entre um mundo entre mundos, uma espécie de limbo , onde seres como Ember foram atraídos pelos dramas de suas existências. Abaixo nosso gameplay sem comentários.

The Last Campfire - Gameplay (sem comentários) - Dos criadores de "No Man's Sky" - PS4

Nosso objetivo também é salvar personagens iguais aos nossos que foram abandonados neste mundo misterioso, e os quebra-cabeças acabam sendo elementos importantes nessa missão. 

Cada vez que tocarmos numa dessas almas, nos teletransportaremos para o seu “interior” para resolver quebra-cabeça associado, sendo um dos aspectos mais marcantes de toda a produção pela sua inventividade. 

Seus gráficos coloridos podem sugerir algo feliz, mas o jogo é essencialmente uma história emocional baseada principalmente na perda, tristeza e desespero, antes de permitir que você descubra e transmita a cobiçada mensagem de esperança e cooperação 

GAMEPLAY 

No jogo em si não existem combates que aumentem o nível de dificuldade durante a gameplay. Porém , essa repetição de puzzles pode soar repetitiva. 

Claro, que eu estaria sendo injusta em simplesmente dizer que o jogo é apenas repetitivo. Cada área que acessamos tem um estilo único, com personagens interessantes ao longo do caminho. 

Esses quebra-cabeças no ambiente, reconectam os mundos e elementos da história, mesmo que a primeira vista parecem desconectados e fracos. 

A jogabilidade flui sem problemas, o jogo tem um bom ritmo, mas não consegue transmitir a devida importância a nossas ações.  Creio que a ideia da Hello Games, ao elaborar o jogo, fosse associar os caminhos labirínticos e os níveis tortuosos dos quebra-cabeças  com a complexidade dos nossos sentimentos. 

Cada local terá, por sua vez, vários personagens secundários com os quais podemos interagir, ajudando-os em determinadas tarefas, como por exemplo, obter um objeto que nos permite chegar a outras áreas. Haverá momentos de risos e outros que nos tocarão, sendo um jogo sem ostentação com o qual é fácil de conectar. 

Também incentiva a exploração, desbloqueando atalhos e procurando por mensagens de um certo ser misterioso que ele escondeu em cinquenta baús.  

A dificuldade aumenta gradativamente , mas nada intransponível. Os quebra-cabeças permanecem acessíveis, mas requerem cada vez mais reflexão e adoção de toda uma estratégia a montante. Considerando todas as coisas, eles são parecido aos santuários de Breath of the Wild. Inteligente, é um prazer quebrar a cabeça um pouco para resolvê-los. Um conselho: não tenha pressa e permita-se pequenas sessões diárias. 

O título consiste em vários mundos com uma fogueira central cada, que tem a função de hub. Lá, cada alma que liberamos é adicionada ao redor do fogo. Alcançando o número necessário, o espírito guardião abre o portão para entrar na próxima área. No entanto, em todos os mundos, além das almas perdidas que temos de localizar, existem mais algumas missões opcionais, que visam ver o fim “bom”, enquanto coleta os itens colecionáveis escondidos que vêm na forma de diários deixados pelos desamparados . 

Se você não curte puzzles, , The Last Campfire, não têm a força necessária para lhe prender. Pelo menos não para o jogador que deseja que o jogo que está jogando seja basicamente um “jogo” e não apenas uma história interativa bem escrita. No entanto, com o “Modo de Exploração” é dada a opção de desabilitar completamente os quebra-cabeças, embora eu não tenha certeza se alguém gostaria de um jogo baseado em quebra-cabeças sem quebra-cabeças . 

GRÁFICOS E SOM 

Os gráficos do jogo usam uma paleta colorida com designs de desenho animado maravilhosos, que capturam perfeitamente a estética indie necessária, mas também o estilo melancólico que a Hello Games quer oferecer. A música dele também ajuda nisso, que pode não ser memorável, mas pelo menos é apropriada e acompanha o que está acontecendo de uma forma bonita. Mas algo que definitivamente adiciona pontos ao jogo, é o sotaque levemente escandinavo na voz que compõe a narração, dando assim um tom ainda mais de conto de fadas ao jogo. Tecnicamente encontrei alguns “bugs” e “glitches“, como meu personagem subindo escadas, ficando preso em alguns objetos ou antes de um quebra-cabeça ser ativado, mas não posso dizer exceto uma vez que tive que recarregar o jogo, que me incomodaram muito.   

Do ponto de vista técnico,  The Last Campfire não se perde em cenários que teriam sido (desnecessariamente) vastos, oferecendo olhares agradáveis e artisticamente bem desenhados 

entre os outros pequenos problemas que surgiram, achamos lamentável a escolha de sempre confiar alguma mecânica ao mesmo botão, pois haverá momentos em que duas ações serão ativadas ao mesmo tempo – e o Ember fará a errada, fazendo você perder tempo. Um mapeamento mais sábio não teria atrapalhado. 

VALE A PENA JOGAR? 

Com The Last Campfire, a Hello Games prova que uma boa escrita pode ser acompanhada por uma jogabilidade com mecânicas dominadas. Falta ao jogo um desafio, mas, no seu conjunto, merece sua atenção. Diria até mesmo que é um jogo que faz o bem. Dar vida a essas ruínas e espalhar esperança onde tudo estava sombrio traz satisfação. Nos ensina que uma chama pode ser reacendida e que não devemos ser decepcionados pelas dificuldades encontradas ao longo de nossa existência. É uma pena que a gameplay tenha algumas falhas… sem esses pequenos conflitos, The Last Campfire beiraria a perfeição. 

POSITIVO: 

Direção de arte 

  • Narração com uma bela voz 
  • Quebra-cabeças clássicos 
  • Alguns encontros são lindos 
  • Bela história 
  • Prepare-se para muitos risos e algumas lágrimas 
  • Belos gráficos 

NEGATIVO: 

  • Faltou um pouco de desafio nos quebra-cabeças 
  • Alguns problemas de jogabilidade que devem ser corrigidos com um fututo patch 

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.