The Settlers: New Allies, desenvolvido e publicado pela Ubisoft, é a nova aposta da empresa para o mundo dos jogos de estratégia, fornecendo uma experiência que mistura construções e batalhas em tempo real.

O jogo também apresenta elementos de sobrevivência e colonialismo em um arquipélago tropical. Com a ajuda de uma tribo nativa, unimos forças para enfrentar os inimigos.

Gameplay

Durante boa parte da campanha, lutamos apenas contra inimigos genéricos. A história do jogo, que envolve antigas ruínas e origens, também não possui profundidade. A sensação que tive é que o jogo é um verdadeiro retrocesso em vários aspectos.

A economia, por exemplo, que se baseia em recursos, não tem um balanceamento adequado. A comida é um item opcional, colocada no jogo para impulsionar algumas oficinas/minas, ajudando em seu rendimento, porém, nenhum pouco essencial para o crescimento da população.

the settlers review

Nosso assentamento gira em torno de armazéns. São uma espécia de centro de recursos para tudo que cultivamos, mineramos, forjamos… a velocidade com a qual transportamos tais itens é o indicador de nossa saúde econômica. Uma rede rodoviária que não funciona bem pode obstruir o transporte, prendendo mais trabalhadores, retardando até mesmo o recrutamento de unidades militares. Além de otimizar as rotas, podemos também pavimentar as estradas com pedras e elaborar uma cadeira de produção de carroças para acelerar o processo de transporte.

O recurso humano é infinito, limitado apenas pelo espaço disponível, corrigido basicamente com a construção de habitações baratas. Os colonos não precisam de recursos para serem criados. Carregam nossa mercadoria e podem receber upgrade para engenheiros e soldados. Os engenheiros constroem tudo e aumentam os limites do assentamento de forma lenta, não permitindo uma expensão muito rápida.

Ao elaborar áreas para metalurgia, podemos criar tropas básicas com combate corpo a corpo e à distância. É um processo igualmente lento. Outras tropas mais especializadas, como curandeiros, podem exigir itens com qualidade mais rara, também adquiridas por meio de trocas. Tudo no jogo leva tempo e uma missão demora tempo demais para terminar.

Combate

O combate é básico. As formações não apresentam nuances, com ataques frontais com as tropas.  Curandeiros curam automaticamente e na maioria das missões, muitos inimigos são passivos ou previsíveis. Basicamente observei alguns sentados em suas aldeias, esperando o ataque ou enviam tropas em intervalos que conseguimos prever com facilidade, sem grandes desafios.

Temos nossa próxima seleção de unidades ofensivas, defensivas e unidades de suporte, iguais do inimigo.  Unidades com qualidade superior facilitam o combate, principalmente para derrubar edifícios inimigos, mas precisam de recursos mais raros.

settlers new allies analise

Um jogo superficial

Sinceramente,  a palavra certa para descrever The Settlers: New Allies é superficial. Existem problemas de vários níveis, desde a jogabilidade básica ao design. O uso da comida, citado acima como não essencial, é um deles. Bem como, podemos cultivar alimentos diversos como peixe, frutas, carne, etc.. e a comida não é um fator obrigatório na economia central. Além disso, nosso único objetivo é impulsionar as linhas de produção. Nossos guerreiros e colonos ficam perfeitamente felizes sem comer ou beber nada.

Nesse ínterim, o fundamento dos construtores também é atrapalhado, com animações eternas e momentos de construção lentos, cansativos. A árvore de pesquisas não possui brilho, com atualizações sem um significado forte para existirem. 

Além disso, a IA dos inimigos é sofrível, sem patrulhas ou táticas. Acima de tudo, não existe um senso de urgência, podemos dedicar nosso tempo preparando nosso exército no ritmo que desejarmos, sem um ataque perigoso ou surpreendente.

Visual e Som

Em se tratando do visual, New Allies é aceitável. Têm uma palheta de cores vibrantes, animações interessantes, como observar os colonos colhendo trigo e transportando para a fazenda ou importando pedras preciosas trazidas pelo comércio através do porto. No entanto, apresenta alguns bugs como travamentos e problemas de modelagem e animações. Como resultado, os pequenos travamentos podem irritar jogadores mais exigentes, diminuindo a experiência por problemas técnicos eventuais. 

Primordialmente, no quesito trilha sonora e efeitos sonoros, escutamos melodias calmas que combinam com o jogo, porém, possui uma dublagem sofrível e que tende a falhar. 

The Settlers New Allies gameplay

The Settlers: New Allies Gamerdito

The Settlers: New Allies é em sua grande maioria, uma bagunça, sendo simples, incompleto e superficial. Proporciona uma sensação de gameplay com loop contínuo, sem desafios ou grandes inspirações, sejam no combate ou na história. Uma proposta difícil de entender comparada a outros títulos do mesmo gênero e um desperdício de tempo para os jogadores.

*** Uma Key foi fornecida pela Ubisoft para análise do jogo***

O jogo pode ser adquirido direto da Ubisoft Store, nessa página para PC Windows.

Nota da crítica 4.5/10.

The Settlers: New Allies - Review PC: "Uma proposta difícil de entender comparada a outros títulos do mesmo gênero e um desperdício de tempo para os jogadores."vanessaferreira
4.5
out of 10.
2023-03-19T18:25:00-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.