Tchia review tchia análise
Tchia - Awaceb

Tchia, da Awaceb e Klepar Interactive, é um jogo de mundo aberto e encantador, onde acompanhamos a jornada de Tchia, em um arquipélago paradisíaco. Seu pai foi sequestrado e Tchia fica sozinha , partindo em busca de pistas para encontrá-lo.

O tom abordado no jogo é de calmaria e observação, entregando a sensação de paz, mesmo que Tchia esteja preocupada com seu pai e necessite de uma jornada frenética. O que temos é uma história que complementa outra história dentro do game, cujo elementos da cultura local e ficção, andam juntos. Uma descrição mais precisa é que jogar Tchia é relaxante, com uma vibração cativante.

A verdadeira história de Tchia é a própria terra, com sua visão de uma capital mais moderna, até as aldeias rurais e Caledônia, linda, contendo elementos criativos, mostrando os encantos do local, da culinária e seu folclore.

Nosso percursos pelas ilhas são fascinantes, complementados por elementos já característicos de mundo aberto. Desde a ativação de um ponto mais elevado onde ampliamos nossa visão do mapa, assim como pequenos jogos e itens para coletar.

A progressão da história peca. Cada missão da história é uma missão relacionada a busca. A personagem precisa encontrar alguém, obter alguma informação, reunir materiais, que permitirá uma audiência e essa estrutura está por toda parte.

Tchia - Review

Gameplay

Tchia conta com a ajuda de um estilingue e um planador inicialmente em sua jornada, com o controle de mira e tiro simples e eficientes. Infelizmente o uso do planador custa resistência e não pode ser utilizado com a frequência que gostaríamos. Passamos a maior parte do tempo em Ija Noj, uma ilha repleta de atividades, que podemos explorar com total liberdade.

Os pequenos mini jogos presentes na ilha podem soar repetitivos, como o momento em que precisamos empilhar rochas, encontrando o equilíbrio perfeito. Apesar de ser interessante, entrega uma percepção de profundidade e habilidade,porém, soa repetitivo cada vez que entramos. Os desafios relacionados a corrida com o barco são o destaque, com a liberdade de controle garantindo a diversão e uma ótima maneira de conhecer mais a ilha.

Em se tratando de um foco principal na jogabilidade, certamente o salto de alma que a personagem usa como recurso é impressionante, possuindo um objeto ou animal. Os animais ajudam em uma locomoção mais rápida, na resolução de puzzles e lutas. Tais recursos como pular de almas, velejar, tocar ukelele, entre outros são ótimas ideais, porém, somente um deles soa como original.

Tchia - Review

Em se tratando de personalizações, temos uma série de itens a disposição, onde podemos vestir Tchia da cabeça aos pés, além do próprio ukelele e do planador.

Performance

Em se tratando do jogo e sua performance, não notei algo significativo para emitir um alerta sobre a questão. É um jogo fluído, sem grandes apelos gráficos utilizados em jogos da geração atual, que entrega o que promete: fluidez e beleza com características voltadas para o desenho. Nesse quesito, temos o que prometeu. Sem mais. Conforme dito acima, o único elemento que desagrada é a repetição constante. Repetição, inclusive é alvo de reclamação constante entre os jogadores, que notam as mesmas fórmulas em diferentes jogos e acabam se afastando ou não terminando tal jogo pelo cansaço.

Outro aspecto importante do game é a música e dublagem, contribuindo e muito para imersão no jogo. Sabendo que tais personagens são dublados por habitantes de Caledônia, tornou ainda mais importante tal recurso. A parte musical sempre envolve Tchia tocando um instrumento enquanto alguém canta, e é de emocionar.

Tchia - Review

Gamerdito

Tchia é indicado para jogadores que buscam por exploração em um mundo aberto sem a necessidade de uma corrida frenética. Induz a contemplação, com diversos momentos de diversão e a absorção do folclore e cultura de um povo local. Mesmo não apresentando tantas inovações, suas imagens, sons e seu arquipélago garantirá uma viagem única e impressionante.

***Uma Key foi fornecida pelo desenvolvedor para teste do jogo***

Tchia Review: "Tchia é indicado para jogadores que buscam por exploração em um mundo aberto sem a necessidade de uma corrida frenética."vanessaferreira
8
out of 10.
2023-05-04T09:57:25-0300

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.