Ju Loyola foi destaque em uma questão na prova do "Enem" deste ano

Especial 8 – Artists’ Alley CCXP 2019 com Ju Loyola

Nosso mais recente “Especial CCXP19“, sobre os artistas participantes do Artsts’ Alley, é com a quadrinista Juliana Loyola, conhecida como Ju Loyola. Assista acima o vídeo e mais abaixo o texto da entrevista.

A artista nasceu em São Paulo. Aos 3 anos, perdeu sua audição decorrente de uma infecção na infância. Apesar das dificuldades na infância em socializar-se, não impediu Loyola de seguir em frente, tornando-se uma grande inspiração para muitos.

Entretanto, sua redenção chegaria em 2019. Apesar de concorrer a diversos prêmios ao longo de sua carreira como quadrinista. Ju Loyola foi convidada pela primeira vez como artista convidado na CCXP 2019, o maior evento da cultura pop na América Latina. Além de ter sido citada em uma das provas do Enem em 2019, chegando aparecer entre os assuntos mais comentados do twitter.

A questão era sobre suas “narrativas silenciosas“, pois seus quadrinhos não têm palavras, só imagens.

Quadrinhos da artista Ju Loyola foram tema de questão no Enem 2019 — Foto: Reprodução/Ju Loyola/Ladyscomics.com.br

Essa não é a primeira participação na CCXP, porém, é a primeira vez que a artista será um dos destaques do evento, participando de painéis e outras atividades que serão anunciada em breve pelos organizadores da Comic Con Experience.

Confira as novidades e expectativas da Ju Loyola na CCXP19:

1 – Pode nos contar um pouco sobre seu trabalho?

 


Sou Ju Loyola, Ilustradora e quadrinista surda
Faço os trabalhos de quadrinhos em narrativa visual sem texto.
Tenho alguns quadrinhos publicados impressos de forma independente. São The Witch who loved vol 01 e 02, The Imagination, Maria Lua e Cia, Heart of the true friends, I´ll Back E outros na Web como Perdida na Floresta . E recentemente lancei uma antologia do Shojo Bomb com um grupo de autoras e faço participação com a Milena Azevedo (roteirista) no Gibi Menininhas 2 .

2 – Tem diferença de público que frequenta a CCXP, entre aqueles que visitam o Artist’s Alley e outras partes do evento? Quero dizer, é perceptível o engajamento daqueles que colecionam artes e aqueles que só vão olhar?


Sim, existe diferença. A CCXP as pessoas que gostam de quadrinhos, vão no AA exclusivamente para apreciar a arte e quadrinhos. E impossível comprar 5 dias de eventos com outros. Os menores são bons também, porem existe os dois públicos, os que estão apenas pra olhar e outros para colecionar. O fato desses eventos menores serem gratuitos você tem todo os tipo de pessoa.
Na minha visão como artista gosto de estar nos dois, para assim atingir mais pessoas com a minha arte.

3 – O que você espera do Artist’s Alley CCXP19?


Acho Artist´s Alley é uma ferramenta de comunicação entre artistas, escritores e editores para expandir novos negócios/parcerias e novos oportunidades para melhorar o quadrinho e mangá nacional. E sem dúvida é uma grande porta para o mundo dos quadrinhos. Tenho certeza que essa será mais especial, bom todos os anos que participei sempre acho um ano melhor que o outro.

4- Qual será o grande destaque das suas artes neste ano?


Esse ano o grande destaque será o Tema Guerreira que fiz um”artbook” completo incluindo uma historia curta no final.

5- O que a galera pode esperar de novidades no seu trabalho na sua mesa?


Vou trazer um fanzine que ganhei uma boa colocação no SMAC junto com meu amigo roteirista Kaji Pato. E as 2 antologias lanças como Shojo Bob e Gibi Menininhas 2. E outros quadrinhos que não poderei dar Spolier .

6 – A Galera adora brindes! Mas comprando algum os seus trabalhos, a galera vai ter algum brinde?

Sim, sempre tem brinde, tem que ir na mesa para conferir.

7- E esse com esse álbum Artist’s Alley CCXP19, vocês esperam as unidades esgotem nos primeiros dias? Tem alguma projeção de quanto tempo podem durar?

Bom espero que esgote logo, estou muito feliz em participar desse projeto.

8 – Recentemente você foi citada em uma questão do Enem. Qual foi sua reação ao saber? Esse reconhecimento é uma motivação a mais para você e outras pessoas?!

UAU! Isso foi incrível eu fiquei surpresa de ver o meu trabalho sendo citado no Enem. Eu não sabia, foi um seguidor que me mandou avisando. E quando vi já tinha várias pessoas me mencionando.
Acredito sim que possa ser uma motivação, todas as pessoas são capazes, basta acreditar. Assim como eu acreditei e venho ganhando um pouquinho de espaço. Acho que também motivou muitas pessoas a voltarem a desenhar, um sonho que ficou parado. “Recebi muitas mensagens de pessoas me dando parabéns e dizendo que isso motivou a voltar a desenhar”.

9 – Quer mandar um recado para os expectadores do Canal Guia Definitivo de Tudo e do Site MeuGamer?

Muito Obrigada pela entrevista, agradeço o convite e a galera do Guia Definitivo e Meu gamer. Continue amando e lendo nossos HQs !!
Não desistem de seus sonhos!

Veja também: Especial Álbum Artists’ Alley CCXP19

CCXP 2019 acontece entre 5 e 8 de dezembro no São Paulo Expo em São Paulo.

O projeto especial CCXP19 é uma parceria do site MeuGamer com o canal do Youtube Guia Definitivo de Tudo.

Jogue Gears 5 com Xbox Game Pass Ultimate

Acompanhe o MeuGamer no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Twitch e Pinterest.

One thought on “Especial 8 – Artists’ Alley CCXP 2019 com Ju Loyola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.