Jogo Guardiões da Galáxia uma breve análise em 2024

O jogo Marvel's Guardians of the Galaxy, ainda é um jogo atraente para jogar em 2024?

Compartilhar:

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Quando Marvel’s Guardians of the Galaxy foi lançado em 2021, havia uma desconfiança devido ao fracasso de Marvel’s Avengers. O jogo dos Vingadores, desenvolvido pela Crystal Dynamics e distribuído pela Square Enix, foi removido das lojas digitais em 2023, devido ao seu grande fracasso de público e crítica, forçando até sua venda para o Embracer Group. Como o desenvolvimento do jogo dos Guardiões da Galáxia já estava encaminhado e quase finalizado, o projeto acabou sendo continuado, o que foi uma excelente surpresa. Na época, a Square Enix designou o estúdio da Eidos-Montreal para trazer os insanos guardiões no comando do Senhor das Estrelas e seus amigos. Há também um vídeo de jogabilidade de 30 minutos exibindo esses anti-heróis em ação aqui.

Se o time do Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Viúva Negra e Thor não deu certo em sua empreitada nos videogames da atual geração; ao contrário, o time de Peter Quill, Gamora, Drax, Rocket Raccoon e Groot deu super certo! Estranhamente, a Square Enix resolveu inserir no mesmo pacote a Eidos-Montreal quando arrendou mais de cinquenta estúdios para o Embracer.

Senhor das Estrelas, Gamora, Drax, Rocket Raccoon e Groot
O quinteto – Star Lord, Groot, Gamora, Drax e Rocket

A formação original dos Guardiões da Galáxia nos quadrinhos da Marvel Comics, que apareceu pela primeira vez em “Marvel Super-Heroes #18” em 1969, foi criada por Arnold Drake e Gene Colan. Nessa época, o grupo contava com outros heróis como personagens principais, incluindo:

  1. Vance Astro (Major Vance Astro) – Um astronauta do século 20.
  2. Martinex T’Naga – Um Pluvian, uma raça de seres cristalinos.
  3. Capitão Charlie-27 – Um soldado mutante do planeta Júpiter.
  4. Yondu Udonta – Um guerreiro de uma versão futurista do planeta Centauri-IV e pele azul.
Primeira aparição de Guardiões da Galáxia Marvel Comics
GOTG Marvel Comics — reprodução /Ebay

Formação atual dos Guardiões da Galáxia é a mais impactante

No entanto, é verdade que a formação moderna e mais conhecida dos Guardiões da Galáxia, que inclui personagens como Star-Lord, Gamora, Drax, Rocket Raccoon e Groot, ganhou destaque e popularidade nos anos mais recentes. Este infame quinteto se tornou a face mais reconhecível e icônica dos Guardiões da Galáxia na cultura popular.

O diferencial de Guardians of the Galaxy é o carisma dos personagens e diálogos que instigam a curiosidade dos jogadores, além de uma jogabilidade mais atraente. Jogamos com Star-Lord, onde ele tem que lidar com as pressões de suas enrascadas e seu jeito canastrão, além de convencer sua tripulação a entrar em suas aventuras. É claro que contratempos vão ocorrer, já que Quill sempre possui conversas finalizadas com outros seres. Drax tem seu jeito peculiar de filosofar coisas aparentemente sem nexo, Groot ainda no “Eu sou Groot”, Gamora, sempre a mais centrada, Rocket, o desconfiado, e Peter, o bem-humorado, sempre armando um novo problema.

Vale a pena ainda jogar o título mesmo com quase 3 anos do seu lançamento?

A resposta é claramente que sim! O título possui uma inspiração mais nos quadrinhos da equipe em relação aos filmes da Marvel nos cinemas. Provavelmente, esta aceitação levou a uma abordagem mais imersiva para quem é fã das HQs. Esse ano, celebra-se o décimo aniversário da estreia do primeiro longa-metragem da franquia, exibido nos cinemas em 21 de junho de 2014 nos Estados Unidos e no Brasil em 31 de julho.

Apesar do título não ser tão longo e ter mais objetividade, diálogos opcionais nos colocam mais próximos dos personagens para entender suas dores e motivações. A jogatina é agradável, principalmente quando utilizamos combos entre os personagens como uma forma de especial para utilizar seus poderes únicos. Também podemos mudar nossos trajes (skins), melhorias de aprimoramento e mais. Os inimigos são diversos e mudam dependendo do local que exploramos para diminuir aquela repetição de minions que nos atacam. Como há escassez de recursos, somos incentivados a vasculhar cada lugar para coletar o máximo possível de itens.

A infância de Peter Quill é abordada em flashbacks com sua mãe Meredith Quill e sua paixão pelo bom e velho rock clássico. Falando em rock, a trilha sonora do jogo é extraordinária, levando o jogador a sensações nostálgicas para aqueles que apreciam excelente música!

Meredith Quill e Peter em GOT
Meredith Quill e Peter em GOTG — imagem reprodução/Eidos-Montreal

Os combates não estão limitados apenas a lutas e tiroteios terrestres. A mítica nave dos Guardiões também será utilizada em determinados momentos. Falando em nave, os comentários mais hilários e intrigantes do grupo sempre ocorrem dentro dela. Outra personagem intrigante é Lady Hellbender: líder dos Hellraisers, rainha de Seknarf Nove e notória colecionadora de monstros. Ela fará o Senhor das Estrelas escolher qual é o monstro mais exótico, e descobriremos que nem tudo é o que parece.

Lady Hellbender em cinemática do jogo
Lady Hellbender em cinemática do jogo

Sentiu falta da Mantis? Ela também estará no jogo, sendo uma personagem que não pode ficar de fora da trama. Para aqueles que desejam um desafio mais focado na aventura, com ar cômico, sem perder intensidade, Marvel’s Guardians of the Galaxy é um título para uma jogatina saudável, sem muito estresse. É ótimo para quem quer descontrair sem muito compromisso!

Conheça o Grande Unificador Raker e a Igreja Universal da Verdade, e seu desejo de atrair Adam Warlock para seu culto. Estejam prontos para combates acelerados e malabarismos do Senhor das Estrelas com suas duas armas, jetpack, colares, walkman com fone e o capacete icônico!

Marvel's Guardians of the Galaxy - Grand Unifier Raker Cinematic [Commentary]

Como havia citado sobre alguns monstros e inimigos, a desenvolvedora chegou publicar no período de lançamento detalhes de algumas criaturas e lacaios. Eles foram bem trabalhados e trouxeram algo intrínseco ao título. Agregando valor para trama e quem conhece este universo e queria ver mais da fauna dos mundos explorados.

Incentivo do jogo para franquia nos cinemas

O ano de 2023 não foi muito favorável para o universo cinematográfico da Marvel. Com diversos fracassos em sua nova fase, tanto nos filmes quanto nas séries, apenas Guardiões da Galáxia Vol. 3 se destacou nas bilheteiras. O longa, dirigido por James Gunn, arrecadou 845 milhões nas bilheteiras mundiais, tornando-se o segundo filme mais rentável da franquia, ficando atrás apenas de Guardiões da Galáxia, lançado em 2017.

Apesar do sucesso do jogo, não há anúncios de uma continuação e sites especializados no país de origem do título. Publicaram que uma continuação estaria longe de ser anunciada. Contudo, com os rumores do vazamento do jogo ser o último, dos 17 jogos gratuitos do jogo misterioso (Mystery Games) na plataforma da Epic Games Store. Abre precedentes para o anúncio de uma continuação ou DLC (conteúdo adicional), contando mais dos acontecimentos do seu final.

Por fim, Marvel’s Guardians of the Galaxy está disponível para Playstation 4, Playstation 5, Xbox One e Xbox Series X|S; e PC (via SteamEpic Games Store). Uma versão do cloud gaming através do streaming do Nvidia GeForce NOW também está disponível.

Jefão Calheiro
Jefão Calheiro
Entusiasta dos games, filmes de sci-fi, e nas horas vagas sonha em ser astrônomo amador. Acredito que todos possam ter suas opiniões onde devemos respeitá-las. Uma das minhas paixões é o maior Clube Brasileiro, o Flamengo! Vamos gamernéfilos que todos os dias há novidades =).

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direto do Forno

Artigos interessantes