A Square Enix lançou na última terça-feira (13), o remaster de Crisis Core: Final Fantasy VII – Reunion para Playstation, Switch, Xbox e PC Windows. Originalmente lançado em 2007 para o consoles de PS2 e PSP, o jogo traz um clímax em 3D e versões remodeladas derivado do clássico Final Fantasy VII.

Como a gigante dos RPGs japoneses, relançou uma reimaginação de FFVII para PS5 e recentemente para PC, sendo em etapas por capítulos. Eles também prepararam os spin-off para enriquecer esta trama que encantou gerações onde consagrou Cloud Strife, Sephiroth e o protagonista de Crisis Core, Zack Fair.

Contudo, as configurações e exigências para os jogos da atualidade, obrigam os usuários terem setups cada vez mais otimizados. Deixando os jogadores de PC com configurações mais antigas sendo obrigados fazerem um upgrade. Porém, não podemos ignorar o fato que desde 2020, e o auge da pandemia que devastaram economias mundiais. Os preços dos equipamentos para se trabalhar com tecnologia e utilização caseira, aumentaram consideravelmente.

Pensando nisso, sempre busco uma solução para aqueles que ainda não conseguem melhorar seus notebooks e desktops, com setups poderosos. Para este teste, costumo utilizar uma NVIDIA GTX 550ti, em que é o limite experimental e utiliza funções legacy para suportar algumas exigências. Ela não possui Directx 12 nativo, muito menos suporte para Vulkan, limitando sua utilização em jogos mais atuais. Os títulos que exigem AVX e SSE 4.1; — fará que seu processador não consiga iniciar o jogo. Apesar disto, há um tutorial que mostro como emular algumas funções, nessa página.

Agora que já sabem alguns dos problemas que configurações antigas podem sofrer, havia outro problema que eram os requisitos mínimos e recomendados. Como mencionei acima, a placa de vídeo 550ti não possui suporte nativo ao Directx12, e possui baixa performance com games que obrigam esta utilização.

Crisis Core roda em PC Fraco (LOW SPEC PC)?

Embora, eu fosse elaborar minha revisão do jogo em uma placa de vídeo atual, foi como uma voz, clamando para que eu tentasse rodar o jogo no PC com configuração defasada. Antes, observem as exigências da página do jogo na plataforma Steam, logo abaixo:

requisitos crisis core finalfantasy vii
Requisitos de Crisis Core: Final Fantasy VII – Reunion — (Divulgação Steam)

Repare que acima o mínimo da placa de vídeo para uma gameplay sem problemas de travamento é RX 460 ou GTX 750 Ti e o Direct na versão 12. Apenas desses recursos, poderia considerar um limitador e desistir do teste.

Ainda assim, não estava totalmente convencido, pois, considerei o título ser apenas um port com melhorias gráficas. Logo, resolvi arriscar e baixei os 18GB do game e tirar minhas próprias conclusões. Confesso que fui incrédulo se o jogo iria iniciar e poder trazer esse artigo aos gamernéfilos.

Pasmem! O jogo ele executou perfeitamente sem necessidade de alterar suas configurações iniciais. Sem parecer contraditório, preferi utilizar tela em 1600×900 e 30 de FPS. Já que havia percebido um pequeno lag nas animações do CGI e nas respostas dos combates.

Um diferencial foi ter instalado o jogo em um SSD, melhorando seu carregamento e performance. Se estava em dúvida, devido sua placa de vídeo ser equivalente ou acima na qual informei, aproveite o jogo agora mesmo.

Crisis Core: Final Fantasy VII – Reunion, está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC Windows via Steam.

Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.

Gamernéfilos, comentem aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.