No último dia 30 de setembro, a Konami lançou o que era ser uma nova revolução de sua franquia de futebol virtual, o eFootball 2022. No entanto, deveria ser uma alegria para os boleiros dos controles gerou frustrações e questionamentos.

A empresa por sua vez, emitiu comunicado pedindo desculpas aos jogadores que se sentiram enganados ao criar grandes expectativas. Isto, foi tão parecido quando a desenvolvedora polonesa de CyberPunk 2077 fez um informativo parecido. Porem, muitos comparam as animações dos jogadores, e os glitches similares ao aguardado Cyberpunk, mudando por completo a imersão dos jogadores. Recebendo notas extremamente negativas na plataforma Steam, alcançando o primeiro lugar como o mais mal avaliado.

Glitches e frustrações

O maior agravante de uma produtora de jogos em lançar um título inacabado ou com problemas gravíssimos de otimização, são suas consequências. Atualmente, vivemos no imediatismo e uma pressão como mencionei em outro artigo, podem acabar com anos de reputação de uma empresa. A gigante japonesa do simulador de futebol virtual, até tentou coletar feedbacks meses atrás quando lançou o demo para consoles. Talvez, pelo entusiasmo muitos podem ter ignorado problemas naquela build que ficou disponível. Assim sendo, por este motivo, o hype só aumentou pelo, o que a Konami estaria disposta a entregar para os fãs de Pro Evolution Soccer (PES). Apesar das mudanças de nomes nos últimos anos, os jogadores ainda estão habituados em mencionar PES.

Com o anúncio que o título teria seu desenvolvimento passando para o Unreal Engine 4, as adversidades do cenário atual, com o efeito da pandemia em 2020. Provavelmente, tenha afetado consideravelmente o desenvolvimento da transição do Fox Engine para o Unreal. Visto que por pressões internas ou até mesmo externas, algo que eles nunca assumirão provocaria um efeito em cascata no processo. O mundo da bola gira em torno de inúmeros contratos com direitos de imagem, campeonatos, Federações e clubes. Um novo delay de mais um ano, colocaria a Konami a financiar despesas sem ter um retorno desejado. As citações acima já é um álibi para o jogo não ser adiado.

Concorrência e possível desespero

Por outro lado, este pensamento faria total sentido, — a seguir são minhas suposições. A EA Sports havia revelado que o FIFA 22, chegaria com nova tecnologia para os consoles utilizando o HyperMotion. A tecnologia era exclusiva para os consoles da atual geração do PS5, Xbox Series X e S; que permite uma captura de movimento que faz o algoritmo ler mais de 8,7 milhões de quadros de capturas, criando em tempo real uma decisão mais precisa pela máquina que jogamos contra, e também na movimentação dos companheiros de equipe. Sendo assim, um chute, cruzamento ou passe, nos fornece uma sensação de realismo, sem aqueles movimentos mecânicos.

Com o resultado, das novidades do seu principal concorrente, essas motivações poderiam ter acelerado o lançamento da edição 2022. Compreenda, que em 2020 a desenvolvedora lançou, segundo o que eles afirmam apenas um update de atualizações de elenco e melhorias de jogabilidade foram inclusas em “EFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update“. O que lhe daria um pouco mais de um ano para desenvolver a migração para a nova engine. Mas será ser possível conseguir deixar coeso, anos de programação e simplesmente jogar em um novo. É evidente, que não! Embora, mesmo uma grande equipe, horas de dedicação e dinheiro, não é certeza de sucesso. A verdade um dia aparecerá e vamos descobrir os responsáveis por manchar mesmo que por um curto tempo a franquia que começou com Goal Storm.

eFootball 2022 faz jus a comparação de um Cyberpunk 2077?

Por fim, estarei aguardando as futuras correções da franquia agendadas para outubro segundo o comunicado da empresa. Torcendo para que suas promessas sejam cumpridas. Essas melhorias são bem menos complicadas do que as do jogo da CD Projekt Red que é um mundo aberto, diferente da série do simulador do futebol virtual. Afinal, Cyberpunk 2077 foi um grande exemplo que é melhor ser franco com os usuários ao invés de omitir a verdade. É como decretar o limbo dos próximos jogos lançados pela empresa.

Portanto, eFootball 2022 já está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, e mobiles.

Gamernéfilos, comente aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.